WhatsApp Image 2023 06 29 at 14.11.16

Objetivo foi tirar dúvidas e apresentar as oportunidades que a universidade oferece aos futuros estudantes

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) promoveu, ontem (29), um encontro on-line “Venha ser UEM” com os gestores das escolas de Maringá e região, transmitido via Youtube do Núcleo de Educação a Distância (Nead/UEM). O evento teve participação do reitor Leandro Vanalli, do pró-reitor de Ensino, Marcos Vinicius Francisco, e do coordenador geral da Comissão do Vestibular Unificado (CVU), Ednei Santulo Júnior.

A finalidade foi apresentar as mudanças implementadas no Vestibular de Inverno de 2023 e as oportunidades que a universidade oferece aos futuros acadêmicos. O evento foi organizado pelo Escritório de Projetos e Processos (EPP), em parceria com a Pró-Reitoria de Ensino (PEN), Comissão do Vestibular Unificado (CVU) e a Assessoria de Comunicação Social (ASC). A transmissão completa do encontro pode ser acessada clicando neste link.

WhatsApp Image 2023 06 29 at 14.14.12

Durante o encontro, o reitor Vanalli ressaltou que as mudanças aprovadas pelo novo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão têm o objetivo de tornar o acesso mais próximo da comunidade. “Estamos com a missão de que o nosso vestibular seja mais moderno. A UEM é uma universidade pública gratuita e patrimônio do Paraná, essa ação e outras são importantes para a divulgação da nossa universidade”, disse.

WhatsApp Image 2023 06 29 at 14.18.30

O pró-reitor de Ensino da UEM, Marcos Vinícius Francisco, comentou sobre as possibilidades efetivas ofertadas pela instituição para que os ingressantes assegurem a sua permanência. Alguns exemplos são as bolsas de iniciação científica, bolsas de extensão, auxílio alimentação, estágios, projetos de ensino e bolsas permanência. “Fomos contemplados recentemente com mais de 500 bolsas permanência junto à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), que depois serão disponibilizadas aos estudantes, para terem condições de se manter”, afirmou.

Novidades da inscrição

- A nova inscrição permite a recuperação dos dados pessoais do candidato, que participou de vestibulares anteriores, a partir do CPF e da data de nascimento, agilizando o preenchimento do formulário;

- Finalizada a inscrição, será gerado um QR code, com o qual o candidato poderá fazer o pagamento da taxa de inscrição, via Pix;

- Agora o candidato poderá fazer uso do nome social, de acordo com as instruções do formulário de inscrição;

- Os candidatos inscritos receberão informações importantes por whatsapp sobre o vestibular;

- O candidato que efetuar o pagamento via Pix receberá uma mensagem por Whatsapp confirmando o pagamento da taxa de inscrição do vestibular.

Novidades na prova

- A partir deste vestibular, o candidato pode optar por até três cursos de graduação de quaisquer áreas no momento da inscrição e todos os candidatos responderão às mesmas questões objetivas, exceto as de língua estrangeira;

- A redação agora vale 120 pontos e alguns itens que zeravam a redação foram retirados;

- Ainda que o candidato zere as questões objetivas, sua redação será avaliada e, somente será desclassificado se zerar a redação ou faltar à prova;

- Serão tiradas fotos dos candidatos durante a prova para reconhecimento facial, o que gera mais segurança à identificação;

- No dia da prova será aceito documento de identificação no formato digital em aplicativo oficial;

- O App Vestibular UEM terá todas as funcionalidades da versão WEB, inclusive a possibilidade do envio dos recursos das questões objetivas e da redação.

WhatsApp Image 2023 06 29 at 14.36.27

Além disso, o coordenador geral da CVU/UEM, Ednei Santulo Júnior, relatou que, caso o candidato seja reprovado, na primeira opção de curso, mas for aprovado na segunda opção, cabe ao futuro aluno decidir entre aguardar na lista de espera da primeira opção ou se matricular na segunda, e, automaticamente, ser desligado das demais listas de espera.

As inscrições do Vestibular de Inverno 2023 devem ser feitas até o dia 10 de julho. A taxa de inscrição é de R$ 177,00. A data limite para o pagamento será dia 12 de julho. Vale reforçar que o candidato só poderá realizar a prova após a confirmação do pagamento. Os locais de prova serão divulgados em 27 de julho.

As provas ocorrerão em 27 de agosto. Os resultados serão publicados em 18 de setembro.

Serviço: Outras informações, no site da CVU, clicando aqui, ou contato por meio do telefone: (44) 3011-4450.

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)