Capa Colação Cidade Gaucha 12372

Na solenidade foram entregues oito diplomas de conclusão de curso em Engenharia Agrícola para os neo graduados

Galeria de fotos

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) deu continuidade ontem (28), no Auditório do Câmpus Regional do Arenito, em Cidade Gaúcha, às solenidades de colação de grau de 2022, agora dos câmpus regionais, entregando oito diplomas de conclusão de curso aos formandos do curso de Engenharia Agrícola.

Orador Colação Cidade Gaucha 12263

O orador da turma, Tiago Bueno Braga Coelho, do curso de Engenharia Agrícola, falou para os colegas formandos e presentes da dificuldade que temos quando tratamos com pessoas, muitas vezes pode ser difícil de lidar, “mas a nossa turma tem algo diferente, a melhor parte de fazer este curso foram as pessoas que fizeram parte dele, as amizades, as rotinas de estudos e os bons momentos”.

Ele fez questão de lembrar, “que o nosso curso não foi comum, visto que com a pandemia, vivemos algo diferente, cheio de adaptações e limitações. Agradeço o esforço dos professores para passarem conhecimento e se adaptarem a emergência, foi proveitoso na medida da situação. Desta forma, hoje nos despedimos da instituição, com dever cumprido. Com certeza deixamos orgulhosos nossos pais, mães, avós e quem mais importa nas nossas vidas, que nos incentivaram a terminar esta difícil e longa jornada”.

Reitor Colação Cidade Gaucha 12316

O reitor Leandro Vanalli, no uso de sua palavra, revelou: “nos anos 2004 e 2005, dei aula aqui no câmpus de Cidade Gaúcha, como professor temporário, iniciava a carreira docente naquele momento, saindo do doutorado. Já naquele período a qualidade no ensino aqui era muito grande”.

Vanalli relatou aos formandos que a vida profissional é muito complexa, mas, ela é quase sem limites naquilo que vocês podem fazer com um diploma da UEM. “Eu tenho certeza que com boa vontade, empenho, vocês levarão o nome da nossa amada instituição para muito longe”, afirmou.

Ao concluir o reitor deixou a seguinte mensagem: “saibam que a UEM sempre estará aqui, e o câmpus de Cidade Gaúcha irá se fortalecer a cada dia, e o curso de Engenharia Agrícola também. Esse é nosso trabalho, e do centro de Ciências Agrárias, pois, todos temos nossos desafios, como fui professor de um câmpus regional, quero que todos os outros se fortaleçam, essa é a nossa meta, e que vocês possam sempre lembrar de sua origem, para comemorações de aniversário, de formatura, é muito bom lembrar dos amigos e ex-professores, saber que o curso que fizeram ainda está lá, mais forte a cada dia. Esperamos que em breve vocês também tenham aqui um curso de mestrado e doutorado, porque a UEM nunca para de crescer, de se consolidar, cumprindo o seu papel, sua missão de desenvolvimento em todos os seus aspectos”.

Gisele Colação Cidade Gaucha 12275

A vice-reitora Gisele Mendes relatou que em 1986 a UEM começava a dar mostras de sua abrangência regional com a criação e implantação dos câmpus regionais. Essa tendência ganhou consistência com o câmpus regional de Cianorte, o mais antigo deles, em 1985, do Arenito em Cidade Gaúcha, em 1988, que é o segundo mais antigo, com o curso de Engenharia Agrícola. Desde então a UEM passou a ser ponto de referência na região para produção de conhecimento e acesso ao ensino superior gratuito de qualidade em uma das regiões mais necessitadas do estado do Paraná, o que reforça a sua importância e compromisso social para com os paranaenses que aqui vivem.

Paraninfo Colação Cidade Gaucha 12334

O professor Marcelo Alessandro Araújo agradeceu os formandos pela honra de ter sido escolhido mais uma vez, como paraninfo geral da turma e disse, “ser professor mesmo com os problemas dos últimos tempos, ainda é uma dádiva”.

Araújo destacou o valor da formação na área de Ciências Agrárias, “como futuros engenheiros agrícolas vocês terão um papel fundamental no desenvolvimento do nosso país, que tem sua economia alicerçada na agricultura e pecuária. No entanto, meus queridos formandos, sempre tenham em mente o conceito de sustentabilidade, ou seja, produzir respeitando o meio ambiente e com isso preservando os recursos naturais para as gerações futuras. E, vocês e todos nós da área, temos sempre que pautar nosso trabalho visando desenvolver e alcançar melhorias nos processos produtivos. Mas, nunca se esquecendo do meio ambiente”.

Na cerimônia foi anunciado que a partir deste ano a UEM passará a emitir o “Diploma Digital”. Ao investir nessa inovação tecnológica, a Universidade promove a modernização de documentos acadêmicos, aliada às exigências da legislação educacional. O diploma pode ser baixado no site da Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA), no link “Diploma Digital”.

2023 06 28 Colação Cidade Gaucha 12280

Ao final, o reitor renovou os cumprimentos aos graduados, que passaram a compor o rol dos 81.336 formados pela Universidade Estadual de Maringá.

2023 06 28 Colação Cidade Gaucha 0772

Estiveram presentes as seguintes autoridades: o prefeito Municipal de Cidade Gaúcha, Henrique Domingues; o paraninfo da noite, Marcelo Alessandro Araújo; o diretor do Câmpus Regional de Cidade Gaúcha, Edmilson Bortolletto; secretários municipais e membros do Poder Executivo de Maringá e região; membros do Poder Legislativo estadual e municipal; representantes do Conselho Universitário e do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão; coordenadores e coordenadoras dos Conselhos Acadêmicos dos cursos de graduação; membros do Conselho de Administração; diretores dos Centros de Ensino; demais autoridades civis e militares, autoridades eclesiásticas; pró-reitores da gestão 2022-2026; servidores docentes; agentes universitários; familiares; amigos; acompanhantes; estudantes e graduados.

Agenda das próximas solenidades de colação de grau da UEM, na região:

Câmpus Regional de Umuarama

Data: 29 de junho (hoje)

Local: Metropolitan Centro de Eventos

Câmpus Regional de Cianorte

Data: 30 de junho (amanhã)

Local: Cianorte Clube