imagem remedios

Padronização em ambiente hospitalar é fundamental para promover o seu uso racional e otimizar custos

A Comissão de Farmácia e Terapêutica, do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), realizou a atualização da Lista de Medicamentos Padronizados que são utilizados na instituição. Esta listagem contém 375 fármacos em 533 apresentações (formas finais de como um medicamento se apresenta: comprimidos, cápsulas, injetáveis etc). Estão organizados de acordo com a classificação AnatomicalTherapeutic Chemical (ATC) da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Esta classificação consiste em organizar os fármacos em diferentes grupos e subgrupos, de acordo com o órgão ou sistema sobre o qual atuam e segundo suas propriedades químicas, farmacológicas e terapêuticas, com a finalidade de informar e orientar a equipe multidisciplinar do HUM. Na sequência, segue-se a apresentação dos medicamentos em ordem alfabética dos fármacos.

A lista traz informações sumárias sobre o uso de alguns medicamentos, alertas, orientações e restrições de uso, e destaca na cor vermelha os medicamentos considerados potencialmente perigosos, também conhecidos como medicamentos de alta vigilância. Por ser uma lista dinâmica, sujeita às inclusões, exclusões e alterações de medicamentos, a mesma será revisada, atualizada e reeditada anualmente.

Segundo o farmacêutico Anderson Rodrigo Oliveira, diretor de análises clínicas e farmácia hospital do HUM,  a padronização de medicamentos em ambiente hospitalar é imprescindível para promover o seu uso racional, otimizando os custos na adequada assistência farmacêutica.

Os membros da comissão são: Cleverson Antonio Poças (Divisão de Farmácia Hospitalar), Écio Alves (Diretoria Médica), José Gilberto Pereira (Divisão de Farmácia Hospitalar), Kelly Cristina Inoue (Núcleo de Segurança do Paciente), Marcelo Ferreira (Diretoria Médica), Maria Cristina Farias (Diretoria de Enfermagem).  A organização e edição foi realizada por José Gilberto Pereira. A lista já está disponibilizada no site do HUM, para acessá-la clique aqui.