Capa colação

Certificados entregues contemplam os cursos de Administração Pública EaD, Educação Física, História e Serviço Social

Galeria de fotos     

Sexta-feira (23), às 19h, no Centro Cultural Olívia Hauptmann, deu-se o prosseguimento às solenidades de colação de grau de 2022, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), do câmpus Regional de Ivaiporã (CRV), onde foram entregues 20 diplomas de conclusão de curso aos formandos de quatro cursos.   

Os certificados entregues contemplam os cursos de graduação de Administração Pública EaD (3), Educação Física (8), História (4) e Serviço Social (5). 

 

Oradora Colação de Grau Ivaiporã 11353

 

A oradora da turma, Kawana Elvira Cruz dos Santos, do curso de Serviço Social, trouxe em seu discurso uma reflexão sobre as mudanças pessoais de cada formando, “nos últimos anos, incrédulos de nossos tamanhos, pensamos que não suportaríamos o peso da academia. Deitamo-nos na solidão de uma jornada que era só nossa. Sentimos que sucumbiríamos ao ‘desmonte e sucateamento de nossa universidade’. Vez ou outra, batemos com a cara na parede e fomos esmagados pelos braços da impermanência. Alguns dirão ‘como são poucos aqueles que se formam nessa noite’, mas contesto, considero de uma grandeza maior que o mundo, porque enfrentamos todas as investidas de nos arrancarem esse direito fundamental. Com sangue nos olhos, persistimos, apesar de, ou justamente por, tornamo-nos imensamente capazes de enfrentar todas as rasuras de nossas histórias. Sacudimos o medo e viramos o jogo” afirma. 

Para ela “daqui para o futuro, minha grande prece é que sendo crias da Universidade Estadual de Maringá, tenhamos a força de assumir os riscos, de lutar, de dedicar nossas vidas para que por meio de nossa profissão, honremos o lugar que nos gerou, devolvendo bons frutos a nossa UEM e dando a ela motivos de se orgulhar” concluiu. 

 

ParaninfaColação de Grau Ivaiporã 11490

 

Como paraninfa geral dos formados, foi convidada a professora do curso de História, Karla Maria da Silva, disse que, “foi com muita alegria que recebi o honroso convite para ser a paraninfa dos formandos de 2022 do CRV. É um privilégio poder acrescentar esse título à minha biografia. Posso afirmar que embora a trajetória acadêmica seja árdua, é gratificante sob variados aspectos. Digo com toda convicção que foi a educação que me abriu as portas para um mundo novo, para um futuro em que eu fosse a autora da minha história e não apenas uma simples expectadora que vê a vida passar”.

Ainda segundo ela, “a educação é realmente transformadora, e me possibilitou estar aqui, ocupando este lugar de honra. Mas esta noite não é sobre mim, é sobre vocês, formandos. E embora ela seja de despedida, é também de recomeço; novas oportunidades se abrem para vocês, como para mim se abriram. Assim, gostaria que minhas palavras fossem lembradas não pelo formalismo da cerimônia, mas por representarem a conclusão de uma etapa e, ao mesmo tempo, por servirem de estímulo para que continuem a caminhada” afirmou.

 

Gisele Colação de Grau Ivaiporã 11402

 

A professora e reitora em exercício Gisele Mendes, relatou que em 1986, a UEM começava a dar mostras de sua abrangência regional com a criação e a implantação dos câmpus regionais. Essa tendência ganhou consistência com a criação e a implantação do campus regional de Cianorte, o mais antigo deles, em 1985, e a mais nova dessa família é o campus de Ivaiporã. A UEM implantou na cidade de Ivaiporã em 2010, o câmpus regional do Vale do Ivaí, que foi criado por meio do decreto estadual nº 7.106/2010 para ofertar, inicialmente, os cursos de graduação em Educação Física, História e Serviço Social. A autorização de funcionamento dos cursos foi feita via decreto estadual nº 9.010, de 15 de dezembro de 2010.

Segundo a reitora em exercício, “desde então a instituição passou a ser um ponto de referência na região para a produção de conhecimento e acesso ao ensino superior gratuito de qualidade em uma das regiões mais necessitadas do estado do Paraná, o que reforça a sua importância e compromisso social para com os paranaenses que aqui vivem”. 

 

Indígena Colação de Grau Ivaiporã 11560

 

Entre os formandos, Analice Rãnhtánh Pinheiro, da Terra Indígena (TI) Faxinal, se colou grau no curso de História, câmpus de Ivaiporã. Com mais essa estudante se formando, a UEM completa 48 alunos indígenas formados. 

 

Laureados Colação de Grau Ivaiporã 11618 1

 

E pelo destaque obtido em seus cursos, três graduados receberam a láurea acadêmica de graduação. Isso acontece quando um aluno conclui pelo menos dois terços de todas as suas notas com nota nove ou superior, ele recebe distinção honorífica de reconhecimento da excelência. 

A partir deste ano a UEM passará a emitir o “Diploma Digital” e com essa inovação tecnológica, a Universidade promove a modernização de documentos acadêmicos, aliada às exigências da legislação educacional. O diploma pode ser baixado no site da Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA), no link “Diploma Digital”. 

 

Presentes Colação de Grau Ivaiporã 11300

 

Estiveram presentes as seguintes autoridades: a professora e paraninfa, Karla Maria da Silva, a coordenadora pedagógica da secretaria de Educação do município, representando o prefeito municipal, Juscélia Sebold; o professor e diretor do CRV, Eduard Bendrath, representantes do Conselho Universitário (COU) e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (, coordenadores e coordenadoras dos Conselhos Acadêmicos dos cursos de graduação, membros do Conselho de Administração, diretores dos Centros de Ensino, demais autoridades civis e militares, autoridades eclesiásticas, pró-reitores da gestão 2022-2026, servidores docentes, agentes universitários, familiares, amigos, acompanhantes, estudantes e graduados.

 

Agenda das próximas solenidades de colação de grau da UEM, na região:

 

Câmpus Regional do Arenito (Cidade Gaúcha) 

Data: 28 de junho (quarta-feira) 

Local: Auditório do Câmpus Regional do Arenito 

Horário: 19 horas 

 

Câmpus Regional de Umuarama 

Data: 29 de junho (quinta-feira) 

Local: Metropolitan Centro de Eventos 

Horário: 19 horas 

 

Câmpus Regional de Cianorte 

Data: 30 de junho (sexta-feira) 

Local: Cianorte Clube 

Horário: 19 horas