legumes

Lançamento será dia 26 deste mês em Curitiba; proposta é elaborar políticas públicas ao setor e Profagroec pretende "ter lugar, voz e vez"

A Frente Parlamentar da Agroecologia e da Economia Solidária será lançada na segunda-feira (26), às 10 horas, no Auditório Legislativo em Curitiba com a presença de parlamentares (executivo estadual, executivos municipais), além do Conselho Estadual de Economia Solidária, de lideranças de empreendimentos solidários e representantes da agroecologia no estado e convidados.

O professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Alessandro Rocha, participará do lançamento da Frente Parlamentar da Agroecologia e da Economia Solidária, como representante da instituição e do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia (Profagroec)- Mestrado Profissional (MPA), por meio da plataforma Zoom.

Ele faz parte do corpo permanente de docentes e pretende apresentar as bases e projetos edificados na Universidade e região para construir um diálogo agroecológico mais amplo com a Frente Parlamentar. "É um momento oportuno para termos lugar, voz e vez", comentou.

Segundo o docente, a economia solidária é um movimento importante porque trata-se da produção, consumo e distribuição de riqueza que é produzido dentro da sociedade, tendo em comum, nas suas bases, iniciativas geradas de forma coletiva e construídas em associações, cooperativas e em outros empreendimentos.

Rocha também ressalta que é o movimento surgiu nos anos de 1990, num contexto similar ao atual, ou seja, num contexto de crise econômica, e que entre seus objetivos tem a reinserção dos trabalhadores no mercado de trabalho, num modelo de  cooperativismo, por meio da autogestão, solidariedade e cooperação. "Consideramos um movimento bastante significativo já que a UEM possui um curso de mestrado nesta área e a expertise da construção do conhecimento", comentou.

Também participará do evento Edson Leonardo Pilati, que é aluno do Profagoec/MPA-UEM, integrante do Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia (CVT) e do Núcleo de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável (NADS), além de atuar como integrante da Cooperativa Naturinga, resultado de um projeto de extensão do NADS. Atualmente integra como membro titular o Conselho Estadual da Economia Solidária do Paraná, pela Naturinga.

A Frente Parlamentar da Agroecologia e da Economia Solidária, coordenada pelo deputado José Rodrigues Lemos (professor Lemos), será composta por 13 parlamentares. "O objetivo da Frente é abrir espaço para discussão junto a sociedade civil organizada e elaborar políticas públicas para promover o desenvolvimento da economia solidária e da agroecologia no Paraná", disse o deputado estadual.

O parlamentar destacou que o Paraná conta com milhares de empreendimentos solidários que se apresentam como alternativa para a geração de trabalho e renda, trazendo novas possibilidades de produção, vendas, trocas e distribuição. “No Paraná existem milhares de empreendimentos solidários, urbanos e rurais. Inclusive temos redes que unem o campo e a cidade, como por exemplo, a Rede Mandala, que une produtores rurais com consumidores das cidades e também com empreendimentos solidários urbanos que fazem troca, adquirindo alimentos e pagando com sua criatividade, ou seja, com os produtos feitos em empreendimentos urbanos”, afirmou.

Além de garantir espaço para o debate com a sociedade civil organizada, a Frente Parlamentar vai acompanhar projetos e iniciativas que estão tramitando na Assembleia Legislativa. “Aqui na Assembleia Legislativa já aprovamos a Lei da Economia Solidária, que inclusive já foi regulamentada, já foi criado o Conselho Estadual da Economia Solidária, já temos programas importantes que atendem os empreendimentos solidários, tanto urbanos quanto rurais e ainda estamos trabalhando para a aprovação da Política Estadual da Agroecologia. Trata-se do projeto de lei 823/2017 que já foi aprovado em primeira discussão por unanimidade e precisa de mais duas votações para ser encaminhado para sanção do governador. Por isso, através da criação a Frente, queremos também aprovar este projeto que combinará com a Economia Solidária”, disse Lemos.

Além do deputado Professor Lemos (PT), que irá coordenar o grupo, fazem parte da Frente Parlamentar da Agroecologia e da Economia Solidária as deputadas Ana Júlia Ribeiro (PT), Luciana Rafagnin (PT) e Cristina Silvestri (PSDB) e os deputados Requião Filho (PT), Evandro Araújo (PSD), Renato Freitas (PT), Luiz Cláudio Romanelli (PSD), Arilson Chiorato (PT), Dr Antenor (PT), Goura (PDT), Tercílio Turini (PSD) e Moacir Fadel (PSD).

Serviço: Lançamento da Frente Parlamentar da Agroecologia e da Economia Solidária

Lideranças de empreendimentos solidários e da agroecologia também participarão de exposição de seus produtos

Para participar é preciso confirmar presença pelo Google Forms

Dia: 26 de junho (segunda-feira)