conselho de classe temporada flyer

Peça trata das relações de poder e políticas do ensino público; apresentações serão neste sábado e domingo

O curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio do projeto de extensão “ETTE - Entre a Escola no Teatro e o Teatro na escola: interações e pedagogias possíveis” realiza uma temporada do espetáculo “Conselho de Classe”, de Jô Bilac. 

As apresentações ocorrerão nos dias 24 (sábado), às 20h, e 25 (domingo), às 18h, no Teatro Universitário de Maringá (TUM), câmpus-sede da UEM, Bloco O-08. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados uma hora antes das apresentações. Estão disponíveis 150 lugares.

Segundo os organizadores, o projeto ETTE visa investigar as possibilidades de práticas do teatro no meio escolar e, ao mesmo tempo, as apropriações do tema da escola por parte da produção teatral contemporânea. 

Com uma hora e 20 minutos de espetáculo, o texto da peça apresenta uma reunião de professores, da escola Estadual Dias Gomes desestabilizada pela chegada de um novo diretor. Esse encontro faz eclodir dilemas éticos e pessoais em meio a decisões que se confundem nas relações de poder na instituição de ensino, gerando discussões no âmbito das questões políticas da educação, além de trazer à tona questões relacionadas à constituição e atuação de conselhos escolares e da organização escolar brasileira. 

A montagem teatral da dramaturgia é de autoria do dramaturgo carioca Jô Bilac. O texto original recebeu os prêmios Associação dos Produtores de Teatro do Rio de Janeiro (APTR-RJ) e Fundação Cesgranrio. O elenco é composto pelos alunos do curso de Artes Cênicas: Charlie Wilson, Geovana Santos, J. P. Figueiredo, Julia da Costa e Mara Signorini. A provocação cênica e dramatúrgica são de Mileni Vanalli e Sidmar Gomes. As visualidades da cena, aquela que abrange tudo aquilo que se vê na cena, as possibilidades de criação de narrativas e experiências visuais, mobilizando elementos cênicos para além dos textos e das palavras, foram elaboradas por Elana Dora.

Serviço: Espetáculo teatral “Conselho de Classe”

Local: TUM, Avenida Colombo, 5790, Bloco O-08, câmpus-sede 

Duração: 1h20min

Ingressos: gratuitos (uma hora antes do espetáculo)

Classificação:16 anos

Realização: Curso de Artes Cênicas/UEM