foto evento imigração japonesa

Da esq para a dir: a professora Camila Azeka, o aluno Márcio Tomita, a aluna Aline Kiminame, e a professora Áurea Suzukawa

Em comemoração aos 115 anos da imigração japonesa vários eventos ocorrem na cidade.

As professoras Áurea Massako Ichioka Suzukawa e Camila Eiko Azeka, do Instituto de Estudos Japoneses (IEJ) da Universidade Estadual de Maringá representaram, ontem (15), a UEM na cerimônia de abertura da Semana de Imigração Japonesa, ocorrida no Parque do Japão. O evento reuniu muitas pessoas e toda a renda arrecadada no dia vai ser revertida em prol do Asilo de Idosos Wajunkai de Maringá.

Houve demonstrações de culturas japonesas como apresentações de Taiko, Yosakoi Soran, além de cantos de nível nacional. Os alunos do IEJ, Aline Yuri Kiminami e Marcio Mitsuo Tomita, realizaram performances que foram muito aplaudidas. O evento conta com atividades no Parque do Japão, Nishi Fest (Templo Busdista) e na Associação Cultural e Esportiva de Maringá (Acema), dentre outros.

A imigração teve início em 1908, quando o primeiro grupo chegou ao Brasil totalizando 781 imigrantes. Os japoneses vieram ao Brasil com a expectativa de encontrar melhores condições de vida e trabalho. Muitos deles se estabeleceram como agricultores, dedicando-se ao cultivo de café principalmente. Com o passar do tempo, expandiram suas atividades para outras áreas, como a indústria e o comércio.

Atualmente, a influência da imigração japonesa em Maringá pode ser vista na cultura local, na gastronomia, nas festividades tradicionais e nas associações e entidades que preservam a herança e os valores japoneses. A comunidade nipônica em Maringá desempenha um papel ativo na promoção da integração cultural e na manutenção das tradições japonesas na cidade.

A programação completa da Semana de Imigração Japonesa, está neste link.