Capa

Na cerimônia foi anunciado que a partir deste ano a universidade passará a emitir o “Diploma Digital”

Galeria de fotos

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) deu início, ontem (15), no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, às solenidades de colação de grau de 2022, entregando 682 diplomas de conclusão de curso aos formandos de 17 cursos ligados aos Centros de Ciências Sociais Aplicadas, de Ciências Biológicas e de Tecnologia.

Os certificados entregues contemplam os cursos de graduação de Administração; Administração Pública (EaD); Arquitetura e Urbanismo; Bioquímica; Biotecnologia; Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Direito; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Produção; Engenharia Mecânica; Engenharia Química e Informática.

 

Reitora

 

A reitora em exercício Gisele Mendes disse para todos os presentes que “hoje realizo o discurso como a segunda professora e mulher a assumir o cargo de reitora em exercício da UEM em seus 53 anos de história, e, faço representando o professor Leandro Vanalli, que está em viagem oficial ao Japão. Me faz rememorar a minha própria colação de grau na instituição há 22 anos. A experiência como chefe de departamento, diretora de centro e membro do conselho de administração, me mostrou a importância das lutas da gestão universitária como instrumento de garantia do ensino superior sempre público, gratuito e de qualidade”.

Mendes ainda falou, especialmente, para os neo graduados:

Centro de Ciências Biológicas: “Vocês cumprem um papel fundamental na sociedade, a base da nossa existência seria impossível e a humanidade já estaria naturalmente extinta, pela própria agressividade com que o homem, desrespeitando o meio ambiente e degradando suas próprias condições de sobrevivência, compromete a sua existência na face da Terra”.

Tecnologia: “Parabéns pelo refinamento do conhecimento humano, inovação e a ciência capaz de atingir nessas áreas. Elas não existiriam sem as ciências básicas, sem o cálculo, sem a formação fundamental. Como uma casa que não se estrutura sem uma base sólida. Projeto arquitetônico ou de engenharia, ou um programa de computador, sem vocês, a fundação, por mais sólida que seja, também não prospera”.

Ciências Aplicadas: “Que os nossos governantes entendam, que só a ciência salva, não só as nossas vidas, como também nosso povo da ignorância e da barbárie, libertando-o para um futuro de desenvolvimento e de prosperidade, com absoluto respeito à constituição. Sem isso, voltamos ao estado de natureza, o pacto social é desfeito e o ser humano perde a sua característica intrínseca: a sua dignidade. Sem educação, dilui-se a dignidade e a própria essência de uma pessoa, porque retira-lhe a oportunidade, a grande chance de se tornar alguém melhor e maior, para servir a outros seres humanos”. 

Ao final de seu discurso, a reitora em exercício fez um agradecimento especial aos familiares e amigos dos agora graduados pela UEM, e a todos que conhecem o preço do crescimento profissional, que experimentaram ao longo dos anos na instituição: “Parabéns, vocês também vão receber um diploma esta noite, o diploma de apoio e sustentáculo. E não se esqueçam deste conselho: Procure ser tão grande, que as pessoas desejam te alcançar e, tão humilde, que as pessoas queiram te seguir” concluiu.  

 

Paraninfa

 

A professora Valéria Delisandra Feltrim, do Departamento de Informática (DIN), expressou que não tinha palavras para descrever esse momento de honra, por ter sido escolhida paraninfa. Ela destaca que esse é o momento de muita felicidade de sua carreira profissional. Também compartilhou que, uma escolha profissional envolve questões, que vão além de aspectos práticos de cada profissão. Ela comentou sobre as desvalorizações impostas ao ensino superior público e na carreira docente. Por fim, a paraninfa lembrou que há múltiplos caminhos para seguir uma vida profissional. “Afinal, vocês se graduaram em uma universidade de excelência e as possibilidades que se abrem são muitas. A verdade é que não há resposta certa, todos os caminhos são válidos e nenhum deles é simples, mas tenho confiança de que vocês se formam como profissionais preparados para qualquer caminho que decidam trilhar. Comecem, e o que escolherem fazer, façam com dedicação, ética e responsabilidade”.

 

Oradora

 

A oradora da turma, Beatriz Camargo Achermann, do curso de Engenharia Civil, trouxe em seu discurso uma reflexão sobre as mudanças pessoais de cada formando, nos anos que foram alunos e no processo de formação acadêmica. Ela comentou que, neste percurso, houve a pandemia de Covid-19, que os privou de muitas ações como estudantes do ensino superior público. Com as palavras do escritor Fabrício Carpinejar, Achermann citou: "Com a morte do outro não é ele que morre. Ele está mais vivo do que nunca em nossas memórias, pensamentos, sonhos e gestos. Na verdade, com a morte do outro morre quem nós éramos, com o outro”.

A nova engenheira ainda incentivou os presentes na cerimônia a descobrirem seu propósito, e ressaltou as amizades dos colegas que estiveram com ela até a conclusão da graduação, que deixaram a universidade mais viva e alegre nos períodos das aulas. Por fim, a oradora parafraseia Clóvis de Barros ao dizer: "Demora o tempo que for para descobrir o que você quer da vida. No entanto, quando descobrir, antes de nenhum pretexto recue!”.

 

Laureados

 

O diploma especial de láurea acadêmica foi entregue a 18 formandos, uma honraria concedida aos estudantes que obtêm pelo menos dois terços das notas, com nota ou notas superiores durante o curso.

 

Mari

 

O curso de graduação em Música e o Coro Escola Universitário estiveram presentes na cerimônia de colação de grau, apresentando o Hino Nacional com um arranjo diferente, entre outras músicas. O ponto alto das apresentações, ficou a cargo da servidora e acadêmica do curso de Música, bacharelanda em Canto, da Escola de Música (EMU/UEM), Marilaine Corrêa Tenório, a Mari Tenório, com a interpretação da música “O que é, o que é”, do compositor Gonzaguinha, em que formandos e demais presentes cantaram a uma só voz.  

Na cerimônia foi anunciado que a partir deste ano a UEM passará a emitir o “Diploma Digital”. Ao investir nessa inovação tecnológica, a Universidade promove a modernização de documentos acadêmicos, aliada às exigências da legislação educacional. O diploma pode ser baixado no site da Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA), no link “Diploma Digital”.

Estiveram presentes as seguintes autoridades:  o prefeito em exercício de Maringá, Edson Scabora, a paraninfa da noite e professora DIN, Valéria Feltrim, prefeitos, secretários municipais e demais membros do Poder Executivo de Maringá e região, deputados federais e deputados estaduais, vereadores e demais integrantes do Poder Legislativo federal e estadual e municipal, juízes, desembargadores e demais membros do Poder Judiciário  estadual e federal, advogados representados pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na presença do presidente da subseção de Maringá,  membros do Conselho Universitário, membros do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, coordenadores dos Conselhos Acadêmicos dos cursos de graduação, membros do Conselho de Administração, diretores dos Centros de Ensino, membros do Conselho de Integração Universidade-Comunidade da Universidade Estadual de Maringá, demais autoridades civis e militares, autoridades eclesiásticas, pró-reitores da gestão 2022-2026, servidores docentes, agentes universitários, familiares, amigos, acompanhantes, estudantes e graduados.  

*Texto redigido por Ana Laura Correa, Francisco Dias Neto e Mateus Alves de Paula