Objetivo do Prêmio é fomentar iniciativas, aptas a provocar uma transformação na cadeia produtiva da aquicultura
A professora do Departamento de Zootecnia (DZO), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maria Luiza Rodrigues de Souza, foi premiada na 12ª Edição do Aquishow Brasil, no dia 25 de maio, durante o encerramento oficial da feira, realizado no Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento do Pescado Continental, do Instituto de Pesca, em São José do Rio Preto, São Paulo.
O objetivo do Prêmio Inovação Aquícola é fomentar cada vez mais iniciativas inovadoras, capazes de provocar uma transformação real e permanente em toda cadeia produtiva da aquicultura brasileira.
Esta premiação foi composta por quatro categorias: Academia, Produção, Beneficiamento/produto final e Políticas institucionais. Cada projeto inscrito enviou um case de sua proposta, com texto e algumas fotos referentes ao tema.
Na Categoria “Academia”, a UEM foi representada pela professora Maria Luiza Rodrigues de Souza com o case “Produção de farinha e concentrado proteico a partir de resíduos de filetagem de tilápia para enriquecimento nutricional de produtos alimentícios”, e obteve o segundo lugar. Porém a premiação foi em dose dupla, pois uma ex-aluna da pós-graduação em Zootecnia da instituição, Amanda Hoch, obteve o primeiro lugar na Categoria “Beneficiamento e Produto final”, com o case “1º Curtume de Tilápia Vegetalizado no estilo Sola do Brasil”. A professora Maria Luiza é uma das pioneiras na área de curtimento de peles de peixes, ao qual ensinou como fazer o processo, durante a orientação de sua dissertação de mestrado.
Segundo Rodrigues de Souza, “é com muito orgulho e gratidão ter recebido os dois prêmios, um pela avaliação da comissão organizadora do evento e outro pelo reconhecimento da minha própria ex-aluna, que agradeceu publicamente, com suas palavras: 'Minha orientadora doutora Maria Luiza o qual ensinou tudo que sei. Esse prêmio é meu e dela. Fechando com chave de ouro a premiação, levando essas conquistas para UEM'. Isso é muito gratificante para nós da área de ensino, ouvir esse reconhecimento”.
Neste evento foi realizada uma reunião com a secretária da Secretaria Nacional de Aquicultura, Tereza Nelma da Silva Porto Viana Soares e assessores, com o objetivo de apresentar o projeto com produto de degustação (Fish snacks), que o DZO e o Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPZ) estão desenvolvendo, além de verificar a possibilidade de implantação de um “Centro de treinamento para aproveitamento dos resíduos de processamento de peixes, com fins de aplicação na alimentação humana”.