Imagem vai compor o material de divulgação da SBPC Jovem, evento que faz parte da 75ª Reunião Anual da entidade
A proposta da estudante de Publicidade e Propaganda, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ana Vitoria Dmengeon Dureck, é a vencedora do concurso do Mascote Oficial da SBPC Jovem. A votação pública ocorreu no site do evento, entre os dias 15 e 29 de maio. Poty recebeu 64% dos votos.
A arte vai compor as ações de divulgação científica vinculadas à SBPC Jovem, evento que faz parta da 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Com o tema “Ciência e Democracia para um Brasil justo e Desenvolvido”, a reunião será realizada de 23 a 29 de julho, na UFPR.
A mascote criada para a SBPC Jovem foi baseada na gralha-azul, ave símbolo do Paraná. Lendária e famosa por escolher pinhões, a ave foi desenhada de maneira a transmitir um olhar simpático e carismático, que busca cativar crianças e adolescentes para o contato com a ciência e tecnologia.
Poty, como foi chamado, homenageia o artista paranaense Poty Lazzarotto. O movimento artístico paranista está presente no desenho através dos pinhões, que estão em sombras e texturas da mascote. “A lógica do padrão funciona como um pontilhismo: quanto mais pinhões na região, mais sombreada ela será” explicou a autora na descrição da proposta enviada à comissão julgadora.
As outras artes que concorreram ao prêmio foram um átomo estilizado, que recebeu 29% dos votos, e o papagaio de cara-roxa, com 7%. As três propostas finalistas serão certificadas pela organização do evento.
Ana Vitória receberá um certificado de melhor ilustração, um kit de desenho e três títulos do catálogo da Editora UFPR que estejam disponíveis na premiação, que ocorrerá durante a Feira de Cursos e Profissões da UFPR 2023, que será entre os dias 1 e 4 de junho, no complexo da UFPR, em Piraquara.
Para mais informações acesse o site da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.
Sobre o evento, acompanhe as redes sociais oficiais da SBPC na UFPR.