WhatsApp Image 2023 05 24 at 12.47.04

Atuação do escritório modelo, ligado ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU), envolve alunos e docentes

O Escritório Modelo em Arquitetura e Urbanismo (EMAU), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), desenvolveu, semana passada, uma atividade de campo, a qual se fez o levantamento planialtimétrico do terreno que vai abrigar a Associação Beneficiência Guaiapó. Este levantamento teve a coordenação da professora Cláudia Filetti, do Departamento de Engenharia Civil (DEC).

A Beneficiência do Guaiapó é uma entidade sem fins lucrativos que surgiu em 2001, cuja presidente em exercício é Natalina Aparecida de Almeida Gomes. Criada com intuito de ajudar as comunidades carentes por meio dos projetos Sopão, Sacolão e Horta Comunitária, a entidade ainda mantém o almoço comunitário servindo famílias em situação de vulnerabilidade. Declarada de utilidade pública pelo município, recebeu terreno localizado no Jardim Paulista I, onde será construída a sede da entidade.

O projeto de extensão, “EMAU UEM, Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da UEM”, coordenado pela professora Tânia Nunes Galvão Verri (DAU), consiste na organização de um escritório público de projeto. Ele é constituído por estudantes e docentes da UEM, e profissionais da comunidade externa. A atuação da equipe abrange interações entre os envolvidos nas propostas e nas ações que se fundamentam em processos horizontais, possibilitando que as dicotomias e hierarquias se dissolvem para dar lugar às relações de troca de saberes.

O EMAU UEM se propõe a aprofundar a dissolução das fronteiras entre as relações do ensino e aprendizado; universidade e sociedade; teoria e prática, exemplificando conceitos e metodologias que adequam os projetos às demandas urbanas, ampliando, assim, os horizontes a partir de experiências reais.

WhatsApp Image 2023 05 24 at 12.47.04 1

A ação que culminou neste levantamento do terreno pelo EMAU foi mediada pela vereadora professora Ana Lúcia (PDT), estabelecendo o contato entre a Associação do Guaiapó e o Escritório por meio da professora Tânia Verri.