Hemocentro UEM 4607 site

Unidade pertencente ao HUM é o único Serviço de Hemoterapia da Rede Pública do Estado do Paraná certificado

A Fundação Vanzolini, gerida pelo departamento de Engenharia de Produção, da Universidade de São Paulo (Poli-USP), fez a concessão da recertificação da ISO 9001:2015 ao Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) do Hemocentro Regional de Maringá, serviço de hemoterapia do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), ligados à Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Realizada anualmente, a auditoria examina o cumprimento das boas práticas de gestão dos serviços prestados pela instituição com base em uma série de critérios pré-estabelecidos. Após dois dias de visitas na unidade, o auditor Edilson Ebinger Garcia, aprovou as condições analisadas e recomendou a recertificação, conforme relatório final recebido no final do mês de abril.

Segundo o diretor do Hemocentro, Gerson Zanusso Junior, a manutenção da certificação demonstra que todas as etapas dos processos permanecem sob controle e evidencia o comprometimento da instituição com a qualidade e segurança dos seus produtos e serviços.

A responsável técnica do Hemocentro e gestora da qualidade, Tatiana Takahashi Higa, destacou que o SGQ da instituição foi considerado bem desenvolvido pelo auditor. “Também foi relatado diversos pontos fortes da organização como comprometimento da diretoria e dos colaboradores, a sistemática de rastreabilidade, a competência dos servidores e a utilização de um sistema de informação e automação integrando equipamentos laboratoriais, de coleta, e de triagem de fracionamento”.

Foram analisados na auditoria todos os processos da instituição, como a captação, a recepção, o cadastro e a triagem de doadores, além da coleta de sangue, aférese, processamento, estoque e distribuição de hemocomponentes, controle de qualidade de hemocomponentes, exames sorológicos de doadores e pacientes, hemostasia, atendimento ambulatorial, processos de apoio (suprimentos e serviços), equipamentos, gestão de pessoas e tecnologia da informação.

ISO 9001: A certificação propõe requisitos que aperfeiçoam o sistema de gestão de qualidade aprimorando os processos de forma geral da organização. Portanto, ela incentiva a melhora crescente das instituições. O Hemocentro foi o primeiro Serviço de Hemoterapia da Rede Pública do Estado do Paraná a obter a certificação, permanecendo, até o momento, o único. A primeira certificação foi concedida em 2011, data em que o serviço modernizou os processos e readequou as rotinas para fornecer produtos e serviços capazes de atender às necessidades dos doadores e pacientes e aos requisitos legais vigentes.