Mostra DFI 51 Anos

Exposição fica no saguão da Biblioteca Central (BCE), do câmpus-sede da instituição, até 16 de junho

Hoje (19), no “Dia do Físico”, o Departamento de Física (DFI), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), inaugura a “Mostra DFI - 51 Anos" que celebra o Jubileu de Bronze do curso, registrando episódios da sua contribuição institucional no ensino, na pesquisa, na extensão e em prestação de serviço. A exposição pode ser visitada no saguão da Biblioteca Central (BCE), do câmpus-sede da instituição até o dia 16 de junho. 

O professor e presidente da Comissão Organizadora, Luciano Gonsalves Costa, disse que “o objetivo da Mostra é registrar a contribuição institucional do DFI no ensino, na pesquisa, na extensão e prestação de serviço, tendo como roteiro o conjunto de informações reunidas pelo professor Wilson Ricardo Weinand".

A data 19 de maio é uma alusão a 1905, o chamado “Ano Miraculoso de Einstein”. Foi neste ano que o físico Albert Einstein publicou quatro artigos de grande impacto, incluindo aquele sobre a “Teoria da Relatividade”. A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) decretou o centenário do Ano Miraculoso, 2005, como "Ano Internacional da Física". 

As enormes contribuições feitas pelos Físicos em prol da sociedade partiram do entendimento dos fenômenos presentes na natureza, utilizando-os da melhor forma para benefício da humanidade, e que requerem para além de um vasto conhecimento, uma tremenda paixão. A Física não é uma ciência acabada, ela continua evoluindo. Aqui no Brasil, por exemplo, um dos maiores radiotelescópios do mundo, o “Bingo”, está em construção. 

Sobre: O curso de graduação em Física foi criado em 1972, e reconhecido em 1976. A Licenciatura teve início no ano de 1973, no período noturno, em regime semestral de créditos e com três currículos distintos. A habilitação do Bacharelado foi criada em 1987, e no primeiro semestre de 1988 passou a vigorar as duas modalidades de formação com currículo diferenciado.