Pint of Science 1

Evento mundial congrega pesquisadores e a sociedade para discutir ciência fora das universidades

O Programa de Pós-graduação em Ecologia e Ambientes Aquáticos Continentais (PEA), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), juntamente com o Núcleo de Pesquisa em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (Nupélia), o Programa de Pós-graduação em Biologia Comparada (PGB) e o Museu Dinâmico Interdisciplinar da Universidade Estadual de Maringá (Mudi), realizam, nos dias 23 e 24 de maio, o “Pint of Science Maringá 2023”. 

A organização do evento conta com a colaboração de 27 pessoas, incluindo docentes e discentes da UEM, além de 8 palestrantes. A programação tem como lema "Um Brinde à Ciência", e irá promover discussões sobre inteligência artificial, canabidiol, mudanças globais, e transgênico e agroecologia. As discussões vão ocorrer em quatro bares da cidade no período da noite. O festival também será realizado em outras 123 cidades do Brasil. 

O “Pint of Science” é um evento mundial que congrega pesquisadores e a sociedade para discutir ciência fora das universidades e institutos de pesquisa, e tem como objetivo estabelecer um diálogo aberto e informal, de maneira a contribuir para o desenvolvimento da educação científica no país. O evento é realizado em locais públicos e descontraídos como restaurantes, cafés, pubs e bares. A sua 1ª edição foi realizada em Londres, em 2013, e vem acontecendo com a participação de milhares de pesquisadores, em um grande número de cidades, e em diversos países. 

No Brasil, a 1ª edição do evento foi em 2015, organizado pelos pesquisadores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos/SP. E desde então a sua realização acontece graças a todos os voluntários que dedicam parte do tempo na organização do festival. 

Em Maringá, a UEM participou pela primeira vez em 2019. Segundo a responsável pela organização do Pint of Science e professora PEA, Claudia Costa Bonecker, quase 1.400 pessoas participaram ao longo dos três dias do evento. A comunidade maringaense, professores, alunos de graduação e pós-graduação e pesquisadores da UEM discutiram uma gama de temas nas diferentes ciências, incluindo engenharia química, educação, informática, neurociência, ecologia e física. 

Para a professora e diretora adjunta do Centro de Ciências Biológicas (CCB) e coordenadora de projetos de extensão do Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi), Ana Paula Vidotti, “o evento tem esta característica de popularização do conhecimento científico produzido dentro das universidades e centros de pesquisa de forma divertida, fascinante e inspiradora em locais públicos e descontraídos. É tão gratificante que a UEM segue na participação do evento na expectativa, pós pandêmica, de sucesso ainda maior neste ano. O evento é gratuito e o público, paga apenas o que consumir no local. Contamos com a população maringaense para brindarmos mais esta importantíssima ação de nossa instituição em comunicar ciência”, disse. 

O “Pint of Science” Brasil está inserido no maior festival de divulgação científica do mundo. Para saber mais sobre a programação, visite o instagram do evento: @nupelia.uem.