Card Instituições 01

Estão previstas mais de 3.500 atividades em todo o Brasil, entre oficinas, visitações e apresentações

A Semana Nacional de Museus é uma temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que acontece todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus - 18 de maio. O Museu Dinâmico Interdisciplinar da Universidade Estadual de Maringá (Mudi/UEM) não poderia ficar fora desta iniciativa e vai publicar material no site e nas redes sociais sobre o universo museal da nossa instituição, no período de 14 a 20 de maio.

A cada ano, o Conselho Internacional de Museus (Icom) e o Ibram lançam um tema diferente para a celebração do 18 de maio, que é, também, o mote das atividades da Semana Nacional de Museus. Em 2023, a 21ª edição da Semana traz o tema "Museus, sustentabilidade e bem-estar", como parte do avanço de uma agenda dedicada à sustentabilidade.

O tema nos lembra que os museus podem contribuir para o bem-estar das pessoas de muitas maneiras, incluindo a promoção da saúde mental, a educação e a sensibilização ambiental. A proposta está apoiada em três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): Saúde e Bem-Estar Global, Ação Climática e Vida na Terra.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, produzidos de forma integrada, a partir do reconhecimento de que ações em determinados campos de políticas públicas afetam resultados em outros campos, estabelece uma clara sinalização de que são maiores as chances de sucesso quando se parte da construção de consensos e da pactuação coletiva de metas.

Nesse contexto, todos os museus têm um papel a desempenhar na formação e criação de futuros sustentáveis, e podem fazer isso por meio de programas educacionais, exposições, divulgação e pesquisa.

Os museus ajudam a promover a inclusão social, a diversidade, a conexão com a natureza, a compreender a questão climática e amplificar a voz dos povos originários tornando-se, assim, importantes aliados na luta pela sustentabilidade a partir da sua própria concepção de "bem-viver". Também trazem benefícios ao bem-estar emocional ao fornecer espaços de lazer e aprendizado, onde as pessoas podem se conectar com a história, a cultura e a arte.

Programação:

A 1ª Semana Nacional de Museus ocorreu em 2003, com 57 museus inscritos e 207 eventos. Em 2017, a 15ª edição contou com a participação de 1.070 instituições e 3.079 eventos. Em 2023, são mais de 3.500 atividades cadastradas em todo o Brasil, entre oficinas, visitações guiadas, palestras e apresentações musicais e teatrais.

As atividades que vão compor a Semana Nacional de Museus este ano são inúmeras e podem ser conferidas aqui. A ideia delas é promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros; aumentar o público visitante; e intensificar a relação dos museus com a sociedade.

“Durante esta semana, o Mudi vai publicar algumas das ações que realiza no site Notícias do Mudi e nas redes sociais (@mudi_uem). Vai dar para saber também informações sobre outros museus da UEM e ouvir um podcast sobre a importância dos museus e outras dicas”, adianta a organizadora da Semana e coordenadora de projetos do Mudi, Ana Paula Vidotti.