2018 09 04 Fachada da Reitoria com Ipe MG 8363

Encontro pretende discutir as pautas de permanência estudantil como moradia e ações afirmativas da UEM

Nesta quarta-feira (10), a Pró-Reitoria de Ensino (PEN), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), promove o 1º Fórum Local de Política de Assistência Estudantil da instituição, vinculado ao Fórum Estadual de Política de Assistência Estudantil, Com programação para o período matutino e vespertino. As discussões serão realizadas no Auditório da Biblioteca Central (BCE) a partir das 9h. 

A programação conta com a palestra “Permanência Estudantil: diálogos com as atuais políticas nacionais” e apresentação da constituição do fórum estadual de política de assistência estudantil do Paraná. 

Além disso, o fórum terá grupos de discussões temáticas e subsidiará a participação dos representantes que também estarão no 3º  Encontro do Fórum dos Serviços de Bem-estar às Comunidades Universitárias Estaduais do Paraná em Curitiba, nos dias 15 e 16 deste mês. Entre os temas que serão abordados: segurança alimentar, restaurante universitário (RU), moradia estudantil, editais para auxílios e bolsas de permanência estudantil, cotas e ações afirmativas, saúde, enfrentamento às violências, apoio pedagógico e público da educação especial inclusiva.

Para a professora do Departamento de História (DHI) e Assessora Especial de Articulação da Política de Inclusão da UEM, Isabel Rodrigues, o objetivo desse primeiro fórum é "instalar o fórum local de permanência estudantil, discutir e deliberar os encaminhamentos e proposições para serem levadas para o 3º Encontro do Fórum Estadual".

Fórum: O fórum permanente em defesa de uma política para subsidiar a assistência e permanência estudantil foi articulado pelas sete universidades estaduais públicas do Paraná. O objetivo é que as demandas em comum sobre moradia ou auxílio estudantil e demais políticas de permanência estudantil possam ser atendidas de forma mais efetiva. 

 

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)