Prof Dr Angelo Antonio Agostinho

Envolvido em pesquisas na área da Biologia, ele teve seu nome referenciado em 11,9 mil produções acadêmicas

As universidades estaduais do Paraná estão classificadas entre as 200 melhores instituições de pesquisa na América Latina pelo Índice Científico Alper-Doger (AD Scientific Index). Entre os 200 pesquisadores com maior pontuação na América Latina, três são professores da rede de ensino superior estadual. O professor do Núcleo de Pesquisa em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (Nupélia), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Angelo Antonio Agostinho, é um deles.

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (1975), mestrado em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná (1979) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1985). Atualmente Agostinho é professor titular da Universidade Estadual de Maringá, membro do conselho consultivo do Instituto Nacional de Limnologia (Inali) e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atua na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas, com abrangência para os seguintes temas: ictiofauna (conjunto das espécies de peixes que existem numa determinada região biogeográfica), pesca, limnologia (estudo científico das extensões de água doce), manejo e conservação de recursos ictio faunísticos em reservatório e áreas úmidas.

Anualmente, o ranking analisa a produção acadêmica de mais de um milhão de pesquisadores, vinculados a 19.500 instituições de ensino superior e de pesquisa científica e tecnológica, públicas e privadas, em 216 países de todos os continentes.

A UEM está em 49º lugar no recorte da América Latina, entre as instituições e, entre os docentes do Estado, Agostinho, que desenvolve pesquisas na área da Biologia, figura na 153ª posição do ranking. O professor Angelo Agostinho teve seu nome referenciado em 11,9 mil produções acadêmicas.

A produtividade acadêmica dos cientistas projeta o Brasil para a primeira colocação em relação aos 38 países da América Latina e na 18ª posição global do ranking.

No âmbito nacional, por quantidade de pesquisadores com alta produção acadêmica, a UEM aparece em 27º lugar, com 129 pesquisadores. Entre os 100 docentes mais bem classificados no país, Angelo Antonio Agostinho encontra-se na 80ª colocação nacional.

Sobre: O AD Scientific Index é um sistema de classificação e análise com base no desempenho científico e no valor agregado da produtividade científica dos cientistas.