2023 03 24 Laboratorio Maker Manna Jayme 6541

Com homenagem ao funcionário do DIN, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações esteve representado no evento

Galeria de Fotos

Universidade Estadual de Maringá (UEM) pré-inaugura o laboratório “Manna Maker Jayme”, um espaço do Manna Team, destinado à formação da comunidade acadêmica e externa com interesse em tecnologia. O evento de pré-inauguração ocorreu hoje (24) às 10h da manhã, no Bloco A-01, e contou com a participação do reitor da UEM Leandro Vanalli, do coordenador-geral de Tecnologias Digitais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Guilherme de Paula Correa, e da equipe do Manna.

Buscando aproximar a universidade ainda mais das escolas públicas, dos governos e da sociedade, o objetivo do Manna Maker é ensinar aos interessados Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) com perfil empreendedor, considerando a inovação em tecnologias exponenciais e softskills (habilidades comportamentais).

O manna irá preparar ações para contribuir com a formação de talentos, como pesquisadores extensionistas ao nível de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado, capazes de unir tecnologia com Inteligência Social e propor soluções para a sociedade em seus novos desafios promovendo inovação. O nome escolhido para o laboratório é uma homenagem ao analista de sistema do Departamento de Informática (DIN), Jayme Frederico Fedrigo Junior. Ele é funcionário na UEM há 36 anos e trabalha realizando manutenções da rede e dos computadores do setor.

2023 03 24 Laboratorio Maker Manna Jayme 6502

O homenageado diz que se sente honrado por ter sido lembrado

O representante do MCTI, Guilherme Correa, comenta que o MCTI trabalha apoiando projetos ligados a pesquisa e desenvolvimento, principalmente as áreas de TICs. "A grande ideia é tentar pegar o modelo do manna, a sua metodologia, ações e replicar em outros lugares do Paraná, além de outros estados do país", disse Correa. Além da visita ao laboratório, o MCTI participará da entrega simbólica da plataforma de hardware Manna Wui, um elemento de internet das coisas e do pré-lançamento da residência em tecnologias exponenciais e educação 5.0.

O ecossistema manna, com sede na UEM, é coordenado pela professora do DIN, Linnyer Beatrys Ruiz Aylon. Em 23 anos, o projeto se destaca na formação de pessoas que realizam pesquisa, extensão e inovação em internet das coisas, internet dos drones, internet robóticas das coisas, internet de todas as coisas, inteligência artificial (IA), jogos, com vistas a diferentes cenários e mercados, bem como na área de educação 5.0. Além da realização de oficinas, cursos, treinamento e exposições. O reitor da UEM conta sobre como o projeto tem gerado um impacto social ao atender alunos que estão apredendo sobre informática e IA, por exemplo. "O Manna Team, projeto financiado pelo governo federal, tem feito grandes conquistas no intuito de aproximar a comunidade de alunos e a nossa universidade", fala Vanalli.

2023 03 24 Laboratorio Maker Manna Jayme 6495

Integrantes do Manna Team estiveram presentes na pré-inauguração

A equipe conta com quase 200 pesquisadores, incluindo professores, estudantes de graduação e da pós-graduação, pós-doutorandos, e da rede de ensinos: ensino técnico, médio, fundamental I e II de diferentes cidades e instituições.Também reúne pessoas da terceira idade, empresários, advogados, sociólogos, psicólogos, empreendedores e membros da comunidade em geral.

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)