Aula Inaugural PEU Prof Dinara

Professora alerta sobre importância de estudos em acústica na solução de problemas para o setor urbano

Galeria de Fotos

O Programa de Pós-graduação em Engenharia Urbana (PEU), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), realizou ontem (20), às 9h30, no auditório do Departamento de Engenharia Civil, uma aula inaugural com a professora convidada da Universidade Federal de Santa Maria-Rio Grande do Sul (UFSM), Dinara Xavier da Paixão, que desenvolveu o tema "Engenharia Urbana: pesquisa e inovação a serviço das pessoas". E à noite, a docente participou do lançamento da instalação da 1a. Regional do Paraná da Sociedade Brasileira de Acústica (Sobrac), uma associação civil sem fins lucrativos, que funciona desde o ano de 1984,constituída por associados (pessoa física ou jurídica) interessadas no desenvolvimento da acústica, suas sub-áreas e atividades afins.  

A pesquisadora Dinara Paixão, que também é vice-presidente da Federación Iberoamericana de Acústica, ministrou pela manhã aos pós-graduandos e professores da área, um relato de experiências envolvendo a acústica (ciência que estudo o som), produção, transmissão e seus efeitos na sociedade. "Sabemos que a energia do som emociona as pessoas e o ambiente, mas os ruídos também incomodam no trabalho e isso pode afetar as pessoas", comentou. 

Durante a palestra, a pesquisadora também demonstrou por meio de sua apresentação dados sobre os danos que o barulho pode provocar na vida das pessoas, como por exemplo, a poluição sonora do trânsito e do uso de fones de ouvidos com som muito alto. "Isso pode provocar danos muitas vezes irreversíveis tanto a saúde física quanto psico-emocional", alertou. 

Dinara acredita que os pais devem ter conscientização desses problemas, porque o uso de fones de ouvidos em crianças e brinquedos eletrônicos já são uma realidade e assustam os profissionais de saúde com a incidência mais precoce de surdez. Ela ainda argumentou que é função dos futuros pesquisadores e profissionais incentivarem a divulgação de mais pesquisas a respeito do assunto e de novas publicações de artigos científicos com ênfase na Engenharia Urbana, como abordagem de infraestrutura e tecnologia urbana e qualificação de recursos humanos. "É fundamental o desenvolvimento desse tema no meio acadêmico", resumiu. 

A professora Dinara Xavier da Paixão, que também foi presidente da Sociedade Brasileira de Acústica (Sobrac), na gestão de 2010 a 2014 disse que "o espaço, enquanto meio físico, é uma experiência comum a todos os seres vivos; é presença constante e inevitável, que passamos a incorporar na feitura de nossos gestos diários, sem que dele tomemos consciência, mas que nos condiciona". 

Participaram da abertura da aula inaugural: o coordenador da PEU, Sandro Rogério Lautenschlager, o diretor do Centro de Tecnologia, Romel Dias Vanderlei, o diretor de Pós-Graduação da PPG/UEM, Carlos Humberto Martins e Aline Lisot, além de outros docentes da Pós-graduação em Engenharia Urbana da UEM. Todos enfatizaram a importância dessa apresentação para a integração de grupo de pesquisas e troca de experiências bem como para o aprendizado à carreira profissional. 

Serviço: O lançamento na UEM da 1ª Regional do Paraná, da Sociedade Brasileira de Acústica (Sobrac), reuniu, ontem à noite, diversos professores da UEM e profissionais a fim de promover a coordenação e a integração dos associados interessados no estudo, pesquisa, comercialização de produtos ou serviços em Acústica ou áreas afins, na região sob sua jurisdição. Durante o evento, coordenado pela professora Dinara falou sobre a importância e os desafios dessa entidade no Brasil. "Uma campanha nacional anti-ruído será lançada pela Sobrac, através do INAD (International Noise Awareness Day), no próximo dia 26 de abril, Dia Internacional da Conscientização Sobre o Ruído". (Fotos do lançamento: Galeria de Fotos)