UEM EXPOUMUARAMA 25

PEC e Museu da Bacia do Paraná, participaram do evento em comemoração do dia da mulher agricultora

Galeria de fotos

A Universidade Estadual de Maringá (UEM), com apoio de seus professores de Agronomia do câmpus de Umuarama, em associação com o Centro Acadêmico Umuaramense de Agronomia (CAUA) e a Consultoria Agropecuária Júnior (CAJ), participam da 48ª edição da Expo Umuarama, até o próximo dia 19, no parque Dario Pimenta da Nóbrega em Umuarama.

A UEM está com estande no espaço da fazendinha, no parque de exposição, onde apresentam diversas amostras de diversas culturas: milho, milheto, girassol, soja e algodão, bem como as áreas de estudo, formação e atuação do engenheiro agrônomo no campo.

Professores e alunos de Engenharia e Tecnologia de Alimentos e a Empresa Júnior de Alimentos participam também todos os dias da feira, onde apresentam processos de produção de cerveja e processamento da planta ora-pro-nóbis. Participam também da feira de sabores, apresentando processos produtivos de alimentos, óleos essenciais, entre outros.

O curso de Engenharia e Tecnologia em Alimentos, com participação de professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade, apresenta processos de extração de óleos essenciais, de produção de cerveja e de secagem de alimentos, no barracão da indústria e comércio, no espaço destinado a tecnologias inovadoras. E no mesmo espaço, os acadêmicos da Empresa Júnior de Engenharia Civil - Parthenon, participaram durante quatro dias, com o tema sobre atividades de realidade virtual.

O pró-reitor de Extensão e Cultura (PEC/UEM), por meio da diretoria de Cultura, participou do 20º Encontro da Mulher Trabalhadora Rural realizado no sábado (11), na Expo Umuarama, onde reuniu cerca de 350 mulheres de diversas cidades da região noroeste.

Durante a feira agropecuária, o pró-reitor de Extensão e Cultura, professor Rafael Da Silva, representando a UEM, destacou que o encontro se tratava de mais uma ação que visa aproximar cada vez mais a universidade de toda a comunidade. O pró-reitor agradeceu aos organizadores do evento “Sociedade Rural de Umuarama (SRU) e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), bem como o diretor do câmpus regional de Umuarama, professor Olindo Savi e a reitoria, pelo apoio e suporte nesta realização”, mencionou.

O diretor de Cultura, professor Vinícius Stein, reiterou que a UEM está aberta à comunidade e incentivou as participantes a se aproximarem ainda mais da instituição. Ele disse que “a universidade é pública, gratuita, de qualidade e inclusiva”.

As mulheres trabalhadoras rurais assistiram à esquete teatral “Boi Cidadão”, baseada em texto de Luís Fernando Veríssimo, apresentada por Pedro Ochoa, Ana Paula Wansovicz Matozo e Benicio de Souza Leite Neto (Teatro Universitário - TUM).

Em seguida, o coordenador do Museu da Bacia do Paraná (MBP), professor José Henrique Rollo Gonçalves, apresentou peças do acervo do museu, como ferramentas de trabalho no campo e objetos de uso cotidiano, que foram levadas para exposição. O coordenador também destacou a importância da preservação de objetos para conservação da memória e orientou sobre os procedimentos para doação de objetos para o museu.

Serviço: Expo Umuarama, de 9 a 19 deste mês, no parque Dario Pimenta da Nóbrega, em Umuarama.