VII Fórum de Museus Museu Dinamico Interdisciplinar Fachada site

Proposta é reunir profissionais, estudantes, voluntários e interessados nas discussões acerca dos museus

Vai ser realizado, entre os dias 28 de agosto e 1° de setembro, em formato presencial, o VII Fórum permanente de Museus Universitários (VII FPMU), no Rio de Janeiro, e tem como tema “30 anos depois... para que(m) ainda serve(m) os museus e coleções universitárias? Panoramas históricos, provocações reflexivas, perspectivas empíricas e proposições metodológicas para o século XXI”.

Até o dia 15 de março, encontram-se abertas as inscrições para submissão de resumos no formato textual e no formato vídeo, no site. Entre os dias 1° e 30 de maio, estarão abertas as inscrições para o primeiro lote de ouvintes com valor previsto de R$60 para profissionais e R$30 para estudantes. O segundo lote de inscrição para ouvintes ocorrerá entre os dias 1° e 30 de junho, com o valor previsto de R$80 para profissionais e R$40 para estudantes. O terceiro e último lote estará aberto entre os dias 1° de julho e 27 de agosto, com o valor previsto de R$100 para profissionais e R$50 para estudantes.

O evento é co-organizado pelas Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), representadas por servidoras dos respectivos museus e coleções universitárias: Museu Nacional, Museu da Geodiversidade (UFRJ); Escola de Museologia (Unirio) e Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (PPG/PMUS Unirio-MAST).

A proposta do evento é reunir profissionais, estudantes, voluntários e interessados nas discussões acerca dos museus e coleções universitárias, a partir de um programa científico que inclui conferências, apresentações orais, sessões de pôsteres e painéis de debate, além de reuniões temáticas e visitas técnicas. O evento será presencial (com transmissão de algumas atividades), na zona sul do Rio de Janeiro, em auditórios e salas das referidas universidades e instituições parceiras.

De acordo com a coordenadora do evento, Andrea Fernandes Costa (UFRJ), a programação do fórum está sendo pensada, articulada de modo a evidenciar a pluralidade e diversidade dos museus e coleções universitários do nosso país. Afinal, “sabemos que os profissionais vinculados ao trabalho hercúleo junto aos museus universitários, desenvolvem pesquisas, ações de excelência no cenário nacional e internacional, e a programação do Fórum, tem que de um modo muito singular, abarcar essas representatividades e experiências para a formatação de um amplo diálogo na construção conjunta de novas políticas para o setor”, afirma.

Toda a programação estará disponível em breve no site. Dúvidas poderão ser enviadas por e-mail.