CAPA PERFIS

Obra reúne perfis de pesquisadoras da UEM que foram fonte de reportagens produzidas pela equipe do Conexão Ciência

Histórias de 14 pesquisadoras e servidoras, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), compõem o e-book “Perfis”, o segundo da Série Conexão Ciência – Memória C² lançado pela equipe responsável pelo projeto do mesmo nome. A iniciativa, que está sendo retomada essa semana, tem como objetivo desenvolver atividades de divulgação da ciência e da tecnologia, por meio da veiculação de produtos multimidiáticos. Agora, o projeto é uma das ações do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação - NAPI de Divulgação Científica e Educação para a Ciência, que conta com financiamento da Fundação Araucária (FA) e produção executiva do Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM (Mudi).

O Projeto Conexão Ciência – C² é o embrião da Rede Paranaense da Popularização da Ciência – Repopar. A iniciativa foi estruturada por duas cientistas, no início de 2021. Por meio de uma parceria com a equipe da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), a Rede começou a ser desenhada em junho daquele ano. A negociação foi feita pela então pró--reitora de Extensão e Cultura da UEM, Débora de Mello Sant’Ana, coordenadora sênior do projeto. Os recursos investidos apoiaram a concessão de bolsas para dois graduados e um graduando da área de Comunicação.

“Assim, foi sendo formada a equipe do C2, que tem como coordenadora executiva a jornalista Ana Paula Machado Velho. O grupo propôs um modelo novo de narrativa para a experiência em DC: a narrativa multimídia. O jornalista Gutembergue Lima Jr. desenvolveu a estrutura digital para o C2. O site foi materializado na plataforma Wordpress para abrigar uma produção midiática, em fluxo contínuo”, explica a professora Débora.

Equipe: Nesta empreitada jornalistas, graduandos e artistas apoiaram a produção textual, de áudio e produtor de vídeo. Essas funções foram assumidas por alunos do curso de Comunicação e Multimídia e Letras da UEM, que foram bolsistas de outros projetos da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, mas encamparam a proposta do C2 de forma voluntária. Os graduandos foram supervisionados pelo orientador do projeto, Tiago Franklin Rodrigues Lucena, professor do curso de Comunicação e Multimeios da UEM. Ele também coordenou a participação de outros alunos de multimeios e artes visuais, que produziram ilustrações e outros materiais gráficos exclusivos, como infografias e quadros, para a abertura das reportagens produzidas para a plataforma.

Toda essa produção vai virar e-books temáticos. “O primeiro foi lançado em novembro do ano passado com a reportagens da área de Ciências Exatas, da Terra e Biológicas. Agora, lançamos o ‘Perfis’. Em breve, outros temas como saúde e comunicação serão disponibilizados”, anunciou Ana Paula Machado Velho.

O e-book “Memória C² - Perfis” reúne inúmeras histórias. Especialmente, de mulheres que enfrentaram preconceitos para se tornarem cientistas e para atuarem como peças-chave no combate à Covid, em tempos de pandemia. “Essas narrativas são reunidas neste e-book, que lançamos, hoje, para comemorar o Dia da Mulher, 8 de março. Junto com elas, trazemos o perfil do professor Delton Aparecido Felipe, e sua história de “construção de um cientista negro”, que também compõe a obra”, explica Débora Sant’ Ana.

Para acessar o e-book, basta clicar aqui! Boa leitura!