WhatsApp Image 2023 02 01 at 09.10.18

Projetos desenvolvidos no polo noroeste nas últimas três décadas será o tema do programa desta sexta-feira (3)

O Câmpus Regional Noroeste da Universidade Estadual de Maringá (UEM), instalado no município de Diamante do Norte, no Paraná, completa 33 anos no dia 22 deste mês. Em homenagem a data, o programa Conexão UEM desta sexta-feira (3) terá o tema “Diálogos sobre o Câmpus Regional da UEM em Diamante do Norte”. 

Para falar sobre os projetos desenvolvidos naquele polo, o comunicólogo Marcelo Henrique Galdioli e a vice-reitora Gisele Mendes recebem o diretor do Câmpus Noroeste, Marcos Paulo Alberto Pereira.

Câmpus Noroeste

O polo foi criado estrategicamente na tríplice divisa dos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná, e próximo ao Rio Paranapanema. Além disso, o Câmpus Regional de Diamante do Norte (CRN) alcança os 28 municípios da Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná (Amunpar) e outros dos estados vizinhos.

Nas instalações do câmpus, funciona a Fazenda Escola com uma fábrica de ração e maquinários utilizados no desenvolvimento dos ensaios. Na área de 82,4 hectares, também foram construídos diversos setores de pesquisa e suporte aos cursos de agronomia e zootecnia em estudos sobre suinocultura, bovinocultura de leite, horticultura, coconicultura e mandiocultura. 

Outro destaque do câmpus são os tanques-redes as margens do rio do corvo, onde é desenvolvida uma pesquisa de melhoramento genético de tilápias, que, inclusive, fornece matrizes para todo o Brasil. O projeto existe desde 2008 em parceria com o Departamento de Zootecnia. 

A gestão atual da UEM tem planos de expansão para o câmpus de Diamante do Norte, como exemplo, a implantação de cursos de graduação presenciais. Por enquanto, o local oferece um dos polos de educação a distância e formação para técnicos em agropecuária, por meio do Colégio Estadual Agrícola do Noroeste (Caen). 

Serviço

O Conexão UEM é transmitido ao vivo todas às sextas-feiras, às 9h, pelo canal da UEM TV no youtube e pela rádio UEM FM.