top view of flowers with female symbol for women s day

Evento será de forma gratuita com certificado e contará com a contribuição de vários pesquisadores  

A 2º Mostra de Estudos e Pesquisas sobre Mulheres está com as inscrições abertas até o dia 20 de fevereiro. O evento é presencial e acontecerá no dia 23 de março, no auditório do Bloco 33 da Universidade Estadual de Maringá (UEM) das 8h às 22 horas. As inscrições para ouvintes e para apresentação de trabalhos podem ser realizadas pelo formulário, neste link.

O evento proposto será gratuito com certificado e contará com a contribuição de pesquisas de mestrado, doutorado, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC), Programa de Iniciação Científica (PIC) e projetos de ensino, pesquisa e extensão concluídos ou em desenvolvimento. O objetivo da Mostra é oferecer visibilidade da produção acadêmica sobre mulheres realizada pela UEM; e que os resultados estejam acessíveis e sejam propulsores de mudanças de conhecimentos e materiais produzidos para outros pesquisadores e à população em geral.  

De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea, 2020): “A violência, seja ela ocorrida em âmbito familiar ou comunitário, perpetrada ou tolerada pelo Estado, é compreendida como um dos principais obstáculos para a garantia dos direitos humanos e das liberdades fundamentais de mulheres e meninas". Os integrantes da Mostra citam como exemplo: "Os postos de trabalho, onde as mulheres pretas, lésbicas, trans e outras recebem salários menores que os homens, desempenhando as mesmas funções, assim como em todos os âmbitos da política, a ocupação de postos por mulheres é 5 vezes menor".   

A realização da Mostra é do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), Diretoria de Extensão (DEX), Observatório de Violência de Gênero (UEM) e Núcleo Maria da Penha (Numape/UEM). 

Para mais informações basta entrar no instagram@mostraepmulheres ou pelo e-mail: mostraepmulheres.uem.2023@gmail.com