WhatsApp Image 2023 01 26 at 14.48.12

Universidade Estadual de Maringá comemora hoje (28) a criação oficial da instituição por decreto estadual

A história da Universidade Estadual de Maringá (UEM) é longa e cheia de percalços, mas nenhum deles foi capaz de impedir o crescimento da instituição, hoje tão bem posicionada em rankings mundiais acadêmicos. A criação oficial ocorreu em 28 de janeiro de 1970 por meio de um decreto estadual. São mais de cinco décadas dedicadas à qualidade do ensino público.

Passos importantes foram dados ao longo de 53 anos que fizeram da UEM a grande potência que é atualmente, inclusive, com reconhecimento internacional conquistado com os níveis de excelência acadêmica e prestação de serviço gratuito para a sociedade. Motivos para comemorar a criação desta gigante maringaense não faltam.

WhatsApp Image 2023 01 26 at 15.06.46

 

UEM em números

A universidade tem hoje aproximadamente 20 mil estudantes matriculados em um dos cerca de 70 cursos de graduação presenciais e a distância. Já formou 79.633 profissionais nas diversas áreas do conhecimento. É destaque também na pós-graduação com 40 especializações e residências, 55 cursos de mestrado e 29 de doutorado. 

A UEM é grande também em território. Além do Câmpus Sede, em Maringá, a instituição tem mais seis câmpus regionais no Paraná. Eles ficam em Cianorte, Cidade Gaúcha, Diamante do Norte, Goioerê, Ivaiporã e Umuarama. Conta ainda com o apoio do Núcleo de Educação a Distância (Nead) no Paraná, possui a Fazenda Experimental de Iguatemi (FEI), a Estação de Piscicultura em Floriano, e a base avançada de pesquisas do Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (Nupélia) em Porto Rico. A lista de serviços continua com a Editora (Eduem) e uma estação climatológica.

Os espaços dedicados a comunidade externa se dá principalmente na área da saúde, como o complexo formado pelo Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), o Hemocentro, a Clínica Odontológica, a Unidade de Psicologia Aplicada (UPA), o Laboratório de Ensino e Prática em Análises Clínicas (Lepac) e a Farmácia Ensino, que realizam de graça diversos atendimentos à população do norte paranaense, além de servir como campo de formação para os estudantes.

 WhatsApp Image 2023 01 24 at 17.45.48 2

 

A ciência a serviço da comunidade

Todo o conhecimento produzido dentro da UEM é devolvido para a sociedade, principalmente para a região de Maringá, que é beneficiada com profissionais capacitados que elevam o desenvolvimento da cidade a altos patamares em diversas áreas.

Os cursos ofertados são constantemente atualizados sempre acompanhando as tecnologias disponíveis, além de desenvolver pesquisas próprias de inovação, entregando soluções eficientes e profissionais preparados para atuar em qualquer lugar do mundo.

O trabalho realizado pelos pesquisadores da UEM durante a pandemia de Covid19 é um exemplo desse comprometimento. Durante o período mais crítico de enfrentamento à contaminação pelo coronavírus, os cientistas atuaram fortemente em estudos fundamentais, e assim conseguiram apresentar alternativas eficazes no combate ao vírus. Além de oferecer recursos para auxiliar a comunidade acadêmica durante aquele período, trabalham agora de forma acolhedora na readaptação do retorno às aulas presenciais para minimizar os impactos deixados pela pandemia.

WhatsApp Image 2023 01 24 at 15.37.18 site site

 

Nas mídias

A UEM é um espaço de troca de conhecimentos que não fica restrito apenas aos câmpus. A ideia é levar ciência, arte, cultura, informação, saúde, debates, desenvolvimento para o mundo. Com o passar do tempo os atendimentos presenciais e ações sociais ganharam reforço nessas conversas com a comunidade

A universidade buscou recursos para ficar ainda mais perto da população, e agora usa também as mídias digitais para se comunicar. Site de notícias, emissora de rádio e TV, Youtube, Instagram, Tik tok, Linkedin. O conteúdo produzido pela equipe de comunicação está presente nas principais mídias e redes sociais, com a linguagem certeira para cada público. O objetivo é um só: contribuir cada vez mais para melhorar a vida das pessoas através do conhecimento. 

WhatsApp Image 2023 01 24 at 14.44.15

 

Marcos importantes para criação da UEM

Apenas uma data é pouco para celebrar a Universidade Estadual de Maringá (UEM), por isso, cada passo para implantação da instituição é lembrado. Hoje (28), por exemplo, comemoramos a criação do estabelecimento de ensino, sob a forma de fundação de direito público. Dessa forma, há 53 anos, nasceu a Fundação Universidade Estadual de Maringá (FUEM) por meio do Decreto Estadual nº 18.109 de 28/01/70.

O ato foi autorizado pela Lei 6.034 de 06/11/69, e, portanto, é também uma data em que comemora-se a formação da UEM, pois foi quando uniu-se três estabelecimentos estaduais: Faculdade Estadual de Ciências Econômicas, criada em 1959, Faculdade Estadual de Direito, criada em 1967 e Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, criada em 1967. Juntas ofereciam sete cursos.

Outro marco foi em 11 de maio de 1976 quando a Fundação foi reconhecida pelo governo federal, por meio do Decreto nº 77.583, e tornou-se universidade. Clique aqui para conhecer a história completa da UEM.

WhatsApp Image 2023 01 24 at 14.13.25

 

 Assista também ao vídeo instutuicional sobre todas as áreas de atuação da UEM nos últimos 53 anos.

 

 

Nova gestão

Nos próximos quatro anos, a gestão comandada pelo reitor Leandro Vanalli e pela vice-reitora Gisele Mendes, que assumiu em 10 de outubro de 2022, tem o desafio de continuar o trabalho de expansão nesta potente geradora de conhecimento, mesmo diante de muitas dificuldades.

 WhatsApp Image 2023 01 26 at 14.36.04

A vice-reitora Gisele Mendes fez um resumo dos 53 anos de criação da UEM e do importante papel desenvolvido pela instituição em Maringá. Ouça!

 

O reitor Leandro Vanalli complementa a palavra da vice-reitora contando quais ações que já foram realizadas nesta gestão e as que ainda devem ser colocadas em práticas para beneficiar a comunidade. Confira!