2022 02 17 Amalia Donega 43 3 1

Docente do Departamento de Direito Público e coordenadora do Neddij assume pasta na Prefeitura de Maringá, amanhã (26)

A professora Amália Regina Donegá, do Departamento de Direito Público da Universidade Estadual de Maringá (DDP/UEM), tomará posse como secretária na Secretaria da Criança e do Adolescente (SeCriança) da Prefeitura Municipal de Maringá. A cerimônia será quinta-feira (26), às 16h, no Paço Municipal. 

Amália Donegá é mestre em Direito Penal, trabalha na UEM como professora assistente de Direito Penal e Criminologia e do módulo Direito Penal Juvenil, e da Pós-Graduação lato sensu em Ciências Penais. É advogada pública aposentada do governo do Estado do Paraná e vem atuando na área da infância e juventude há mais de 16 anos. Assumiu o cargo de coordenadora estadual do programa Núcleo de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e da Juventude (Neddij), entre 2020 e 2022, e coordenou o mesmo núcleo na UEM, nos anos de 2006 a 2022. 

O Núcleo, criado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), é responsável por oferecer atendimento, aplicabilidade e defesa dos direitos da criança e do adolescente que se encontrem em situação vulneráveis, ameaçados ou violentados. Além disso, possui a missão de formar pessoas capacitadas, sensibilizadas e, sobretudo, atuando na frente da extensão. “Eu posso dizer que minha trajetória nesta área começou quando assumi a responsabilidade junto a coordenação dos Neddij”, disse Amália Donegá. Por meio do Núcleo, ela desenvolveu o interesse de trabalhar na linha de atendimento jurídico multiprofissional que oferece às crianças e adolescentes a oportunidade de buscar as suas prerrogativas legais constitucionais.

2022 02 17 Amalia Donega 4198

Professora Amália Donegá esteve na coordenação do Neddij durante 17 anos

Com a expansão desse trabalho de extensão, de uma forte convivência da comunidade com a Universidade Estadual de Maringá e na luta pelo desenvolvimento de profissionais capacitados para lidar com esse tema sensível, o Neddij foi convidado a representar a Seti junto ao Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná (Cedca/PR) e está lá há mais de 2 anos.

Conforme sua trajetória e experiências, a professora Amália Regina foi convidada pelo prefeito Ulisses Maia a ocupar esta pasta como secretária do SeCriança. Nesse sentido, ela comenta que o suporte do DDP e da reitoria da UEM foram essenciais para aceitar esse desafio. Sua responsabilidade será garantir que a secretaria esteja envolvida com causas estruturais e a consolidação das políticas públicas sobre o tema. Ademais, tem o objetivo de tornar a secretaria um canal de comunicação com os diversos setores que articulam os meios que oferecem proteção e garantias as crianças e adolescentes. “É importante que todos os órgãos a serviço dessas crianças e adolescentes estejam preparados e articulados, que se comuniquem para não haver desserviço e negligência”, reforçou Amália Donegá. 

A cerimônia de posse será na sala de reuniões no térreo do Paço Municipal.

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)