2019 06 06 Fotos HUM UEM 135

Estes casos são quase metade dos partos; habilitação foi realizada por portaria do Ministério da Saúde

O Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) é referência no atendimento e assistência à gestação de alto risco para a macrorregião noroeste do Estado desde 2013, quando foi publicada a portaria de habilitação 533 do Ministério da Saúde. Estes casos representam aproximadamente 45% dos partos realizados por mês na maternidade do hospital.

Segundo a coordenadora do serviço de ginecologia e obstetrícia do HUM, Tatiane Colombari, alto risco se refere ao acompanhamento que será feito com uma gestante que tem uma doença prévia. “Basicamente enquadram-se em pré-natal de risco três condições: as mulheres com patologias crônicas precedentes à gestação, aquelas que já tiveram uma gravidez anterior de alto risco e também quando identificam, no curso da gestação, uma condição ou doença que vai oferecer perigo para mãe e o feto”, explica.

Tatiane ressalta que estes casos demandam mais consultas pré-natais, maior realização de exames e um cuidado redobrado no atendimento. “Somos um hospital universitário e amigo da criança, temos equipe e ginecologistas 24 horas por dia para atendimento e acompanhamento destas pacientes. Realizamos indução dos partos, incentivamos essas pacientes ao parto normal e temos equipe treinada para dar a melhor assistência possível”.

Para ser um hospital referência na gestação de alto risco é necessária estrutura física adequada com UTI Neonatal e centro cirúrgico, uma equipe médica capacitada na recepção e condução dos recém-nascidos, que normalmente demandam mais cuidados que os habituais, além de radiologistas, ultrassonografistas, equipe de enfermagem pronta para lidar com as situações de urgência e emergência e também equipe de serviço social e de psicologia.

Nascimentos gerais: No último ano, 1086 bebês nasceram na maternidade do hospital. Gerando uma média mensal de 90,5 partos. O mês de março foi o que teve o maior número registrado com 117 nascimentos.