abertura metal mecanica

Agora, a universidade conta com 55 patentes concedidas e possui 76 pedidos de depósitos em andamento

Estudos de pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá (UEM) foram contemplados com mais duas cartas-patentes para a instituição concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), com sede na cidade no Rio de Janeiro. Com isso, a universidade elevou para 55 patentes concedidas e ainda no aguardo da análise de outros 76 pedidos que estão depositados junto ao INPI, dos quais 10 estão em grau de recurso.

O consentimento das patentes atuais é para as seguintes pesquisas: Processo de recuperação de fibras de vidro a partir de compósitos de poliéster/fibras de vidro utilizando D-limoneno em condições sub-esupercríticas; e Dispositivo fotovoltaico composto por BiFeO3-PbTiO3, um material com estrutura Perovskita.

O primeiro estudo tem como inventores: Ivair Aparecido dos Santos, Luiz Fernando Cótica, Eduardo Augusto Castelli Astrath, Valdirlei Fernandes Freitas, Taiana Gabriella Moretti Bonadio, Maurício Mazur e Luciano Cardoso Dias. A proposta está inclusa no campo técnico da eletricidade, o que significa que os painéis solares podem ser construídos com a utilização das células solares da patente. Isto proporciona um baixo custo de produção, aliado ao fato delas serem extremamente estáveis frente às variações bruscas de temperatura, pressão e umidade, o que aumenta a vida útil dos sistemas de geração fotovoltaica. Mais informações sobre o projeto clique.

Já a segunda pesquisa, diz respeito também ao campo técnico da eletricidade. E tem como pesquisadores: Edvani Curti Muniz, Paulo Ricardo de Souza e Cátia Santos Nunes. Para saber mais basta clicar aqui.

O assessor especial da Diretoria de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UEM, servidor Angelo Marcolino Junior, responsável pela gestão técnica do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), ressalta a importância dessa conquista: “Nossa Instituição é reconhecida pela realização de pesquisas de qualidade e a concessão de uma carta-patente é a confirmação, por um renomado instituto, dessa qualidade. Convém lembrar que para uma pesquisa ser contemplada com a carta-patente, rígidos critérios previstos na Lei de Propriedade Industrial, a LPI, e em outras normativas internas do próprio INPI, devem ser atendidos. Outro ponto relevante é que a análise do atendimento desses critérios é realizada por um examinador de patentes do Instituto, o qual possui extrema capacitação técnica para essa atividade”.

Núcleo de Inovação Tecnológica

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade Estadual de Maringá foi criado em 2008 e está ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), com a finalidade de gerir a política institucional de inovação e propriedade intelectual.

Ele fomenta a inserção da UEM no processo de inovação nacional ao colaborar para o desenvolvimento sustentável, a geração de riqueza e a melhoria da qualidade de vida da população com base na inovação. Promove a proteção do conhecimento gerado na instituição e viabiliza a interação dela com o setor produtivo com vistas a propiciar a transferência de tecnologias.