WhatsApp Image 2022 12 09 at 15.00.48

Homenagem foi concedida pela câmara de vereadores e entregue em sessão solene na noite desta quinta-feira (8)

Galeria de fotos

A professora aposentada da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Neusa Altoé, recebeu o título de cidadã benemérita de Maringá durante a sessão solene realizada no plenário da câmara municipal na noite desta quinta-feira (8). A honraria foi uma proposição da vereadora Ana Lúcia Rodrigues e aprovada pelos demais colegas legisladores em junho do ano passado, mas devido a pandemia de covid-19, a entrega foi adiada até que familiares e amigos pudessem participar da homenagem.

A vereadora Ana Lúcia, em discurso, enalteceu a trajetória da homenageada. “A professora Neusa Altoé foi a primeira reitora da UEM. Ela foi também a primeira reitora de uma instituição de ensino superior no estado do Paraná entre 1998 e 2002. Nesse período foram criados 22 cursos de graduação na nossa universidade e incentivados a vários cursos de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado. Os cursos de graduação beneficiaram diretamente os municípios de Umuarama, Cidade Gaúcha, Cianorte e especialmente Maringá. Ela abriu portas que nunca tinham sido abertas na universidade para outras mulheres. E hoje eu sou vereadora aqui em Maringá, o que me honra profundamente, e eu posso dizer que foram mulheres como a professora Neusa Altoé que me inspiraram, que mostraram  que as mulheres precisam ocupar espaços de poder, que isso faz diferença na vida da sociedade, que é preciso aumentar a capacidade das mulheres para participar no processo de tomada de decisões, para ocupar posições de chefia, posições de comando, que é preciso encarar esses desafios com a coragem que essa reitora sempre encarou desafios”.

A parlamentar ainda acrescentou que reconhecer o trabalho realizado por Altoé é também homenagear a UEM. “Homenagear a professora Neusa Altoé é reconhecer a dedicação, o esforço para a construção da educação de nível superior no estado do Paraná. Homenagear sua pessoa, é também homenagear nossa universidade. Estamos neste momento homenageando a Universidade Estadual de Maringá assim como a expansão do ensino superior e o seu compromisso com o desenvolvimento local e regional, muito obrigada eterna e única primeira reitora”, encerrou Ana Lúcia.

Leandro Vanalli e Gisele Mendes, reitor e vice-reitora da UEM, também participaram da solenidade. “A professora Neusa Altoé significa muito para a nossa universidade, uma pessoa marcante pelas gestões que teve condições de executar com muita honra, com muito trabalho, muito empenho, e também muitos marcos. A professora é uma presença marcante da UEM e nos câmpus regionais. Ela também é marcada pela capacidade política de gestão da imagem da UEM fora das suas divisas. Neusa será sempre lembrada também por um terceiro aspecto muito forte: o contato humano que sempre apresentou com todos os servidores e com os alunos, os servidores docentes e técnicos. A Neusa sempre foi uma gestora muito próxima e firme nas suas decisões. Então, é para nós uma alegria enorme saber que esta Casa de lei reconhece esse trabalho virtuoso que a Neusa fez pela nossa universidade e pela nossa cidade de Maringá. Obrigado, Neusa”, discursou Vanalli

“Eu agradeço muito como mulher, como professora, como vice-reitora nesse momento que ocupa essa cadeira por um tempo, porque a senhora me inspirou e me inspira. E agradeço em nome da universidade, dos nossos alunos, dos nossos técnicos, dos nossos docentes, especialmente das meninas e das mulheres que compõem os quadros da Universidade Estadual de Maringá por essa linda e merecida homenagem. Meus parabéns”, disse Gisele Mendes.

O vice-prefeito de Maringá, Edson Scabora, também fez o uso da palavra para prestigiar Altoé, na solenidade presidida pelo vice-presidente da câmara municipal, Mario Verri. “A professora Neusa representa duas lutas importantes nessa noite: o reconhecimento da atuação e fortalecimento da mulher e a importância da educação em uma sociedade. É muito importante manter viva a história de vida de pessoas como da professora Neusa Altoé. E nesta noite nós imortalizamos os seus feitos aqui muito bem contados”, reconheceu Scabora.

Altoé dedicou a honraria recebida aos pais Francisco e Edília Altoé. Ela ainda contou que refletiu sobre o merecimento do título. "Essa reflexão profunda que fiz, abençoada com a sabedoria do seu Francisco e da Dona Elídia, enriquecida com tantas e tantas sabedorias que partilhei durante todo esse tempo na nossa querida Maringá, me dão a certeza de que sim, sou uma cidadã benemérita de Maringá. O que construí, as sementes que plantei, as crianças, homens e mulheres que tive a honra de ensinar, as batalhas que juntos lutamos para fazer da nossa UEM uma das melhores universidades do Brasil e da América, tudo isso ajudou para esta homenagem mas, hoje quero receber este título como tributo as minhas bases fortes, ao meu alicerce, a rocha firme que me permitiu enxergar mais longe. Meus pais não tiveram educação formal, não concluíram o ensino médio e nem uma universidade, mas eles eram extremamente sábios. Aprenderam na escola da vida a vivência do fazer”, disse a professora emocionada.

Neusa Altoé, professora aposentada da UEM, foi a primeira mulher a ocupar o cargo de reitora no Paraná (no período 1998-2002), além disso foi empossada vice-reitora nas gestões 1994-1998 e 2010-2014. Também presidiu a Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) entre 2000 a 2002.

Em 2011, a professora recebeu o título de “Cidadã Honorária da Capital da Amizade” concedido pela câmara de vereadores de Umuarama. O reconhecimento veio após a participação dela na implantação do câmpus da UEM naquele município em de agosto de 2002 e por ter colaborado com o desenvolvimento daquela região.