2022 06 09 Escadaria ECI Passarelas1646 site

Serão selecionados participantes para dois programas diferentes que ocorrerão no primeiro semestre de 2023

As oportunidades compartilhadas pelo Escritório de Cooperação Internacional da Universidade Estadual de Maringá (ECI/UEM) são para participação nas atividades de Intercâmbio Virtual de Aprendizagem (COIL) e Classes Espelhos  divulgadas pela Universidad Veracruzana, no México.

No COIL, os grupos de alunos dos professores responsáveis interagem por longos períodos para o desenvolvimento de atividades conjuntas. Por sua vez, nas Classes Espelhos, os professores parceiros ministram as aulas nas disciplinas dos dois contextos, sem necessariamente ter a interação dos alunos para o desenvolvimento de atividades colaborativas.

As opções disponibilizadas contemplam cursos de todas as áreas do conhecimento e incluem disciplinas ministradas em língua inglesa e espanhola. A participação nas iniciativas é motivada pelo interesse dos docentes, que farão a parceria internacional para o desenvolvimento de atividades de ensino nas disciplinas que ministram.

As aulas fazem parte de iniciativas do Setor de Internacionalização em Casa (IeC) do ECI, que busca oportunidades de trocas e compartilhamento de conhecimentos e experiências com instituições internacionais sem que professores e estudantes tenham que se deslocar fisicamente para outro país.

Para a professora Luciana Cabrini Simões Calvo, integrante do setor de Internacionalização em Casa, “essas oportunidades são valiosas para que docentes e seus alunos vivenciem experiências internacionais e interculturais em seus currículos. Elas também são mais abrangentes e inclusivas, pois abarcam um número maior de pessoas que podem participar de atividades de internacionalização”.

O coordenador do ECI, Renato Leão Rego, complementa que estas iniciativas fomentam o desenvolvimento de competências globais com a inclusão de componentes internacionais, o contato com abordagens e pensamentos distintos e a experiência da diversidade cultural.

Para consultar a lista completa de vagas disponíveis e obter outras informações é necessário entrar em contato pelo email eci-iec@uem.br ou acessar a página do ECI