sorrir com saúde 2 a

Ações foram realizadas por acadêmicos de Odontologia da UEM com foco em situações de vulnerabilidade social

Os integrantes dos projetos Sorrir com Saúde e Pequenos Gestos, Grandes Sorrisos realizaram uma atividade coletiva de promoção de saúde bucal e prevenção das principais doenças de boca, com crianças em vulnerabilidade social do município de Sarandi. Além dos dois projetos de extensão da Universidade Estadual de Maringá (UEM), a ação contou com a participação do Programa de Residência Odontológica da instituição. As atividades foram realizadas no último sábado, dia 26, no Centro Espírita Maria Dolores, que assiste a cerca de 70 famílias de Sarandi com o fornecimento de alimentos ou gás, a partir de doações da comunidade.

A professora Mitsue Fujimaki, da área de saúde coletiva do Departamento de Odontologia, explica que nesta comunidade há uma dificuldade de acesso ao atendimento odontológico e as crianças apresentam muitos dentes com cárie severa, a ponto de já precisarem de um tratamento complexo e de alto custo em idade tão precoce. “Muitas vezes, a criança apresenta os primeiros molares tão comprometidos por cárie, que chegam a perder esses dentes antes mesmo de completar 10 anos”, afirma a professora, destacando que durante a ação desenvolvida no sábado os pequenos receberam orientação sobre higiene bucal, dieta, cuidados para prevenção de cáries e doença periodontal. Além disso passaram por atendimento clínico odontológico para tratar lesões de cárie dentária menos severas, pela técnica do Tratamento Restaurador Atraumático, e limpeza dos dentes.

O projeto Sorrir com Saúde também fez a doação de kits de higiene bucal contendo escova de dente, creme dental e fio dental para todas as crianças atendidas.

“Algumas crianças que ainda não tinham passado pelo atendimento relataram medo de dentista, mas outras, já estavam acostumadas com os atendimentos realizados pelo projeto há mais de 4 anos”, relata Mitsue.

Sorrir com saúde redimensionado

Considerando a grande dificuldade de uma higiene bucal eficiente na maioria das crianças e a necessidade de um reforço na orientação sobre os cuidados com os dentes permanentes, que deverão estar presentes até a idade avançada, a acadêmica Maria Clara de Araújo Barucci do curso de Odontologia, está desenvolvendo uma metodologia para auxiliar esse público a melhorar a higiene bucal, avaliando a eficiência desta abordagem educativa.

Além da professora Mitsue, participaram da ação, os seguintes acadêmicos de graduação: Maria Clara Barucci, Milena Cotrim, Isabela Bornelli, Maria Eduarda Basso, Joany Reder, Kauane Gomes, Vinicius Bataglin, e Yasmim Rocha, Karolyn Luna. E ainda os residentes do Programa de Residência em Saúde Coletiva e da Família: Thiago Alexandre Zilioli, Giselma Leite e Patricia Shibayama.