3e9d3386064d6eddbff441fa3fb36a7215e2cae1

A pesquisadora Evanilde Benedito e o professor Edvani Curti terão a função de assessorar cientificamente a Capes

A pesquisadora, professora doutora em Ecologia, Evanilde Benedito, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), foi designada, neste mês, para atuar como coordenadora da área de biodiversidade pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Com a finalidade de assessorar cientificamente esta instituição, no âmbito da educação superior.

Na mesma portaria, de nº 265, publicada no dia 25 do Diário Oficial da União, o professor aposentado e voluntário da UEM, Edvani Curti Muniz, foi escolhido como coordenador na área de Materiais, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

A escolha da atuação dos coordenadores se deu por meio de profissionais de reconhecida competência, atuantes no ensino de pós-graduação e na pesquisa.

A Capes recebeu, da comunidade acadêmica e científica, a indicação de um total de 1.264 docentes ou pesquisadores de todas as regiões do Brasil. Estavam sendo oferecidas uma vaga para a função de coordenador, para as 49 áreas de atuação.

A primeira medida dos novos coordenadores da área designada é encaminhar sugestões de nomes para os respectivos coordenadores-adjuntos, para que possam ser avaliadas, conforme, nos termos do § 1º do art. 13 da Portaria nº 141, de 14 de setembro de 2016.

  Eva

Pesquisadora Evanilde Benedito

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – Nível 1C – CA EL – Ecologia e Limnologia, Evanilde é professora associada nível C, lecionando no curso de graduação em Ciências Biológicas e orientando no Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais e no Programa de Pós-Graduação em Biologia Comparada, ambos da UEM. Também é Editora Associada da Revista Acta Scientiarum Biological Sciences. Atua na área de Ecologia de Ecossistemas, com ênfase nos seguintes temas: ecologia energética e de populações; ictiofauna; rios, riachos e reservatórios.

Edvani Muniz 2

Pesquisador Edvani Curti Muniz

Professor titular, na área de Físico-Química, do Departamento de Química da UEM, Muniz atua como voluntário, depois de ter se aposentado em julho de 2016. Também é professor visatante na UTFPR, Londrina, professor titular livre efetivo na UFPI (Departamento de Química), desde agosto de 2019. É professor permanente nos seguintes programas de pós-graduação: Química da UEM; Ciência e Engenharia dos Materiais da UTFPR, Londrina-PR; e Química da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Foi Chefe do Departamento de Química da UEM de junho de 2008 a junho de 2012.  

O que é Capes ?

A Capes desempenha papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). Em 2007, passou também a atuar na formação de professores da educação básica ampliando o alcance de suas ações na formação de pessoal qualificado no Brasil e no exterior. 

As atividades da Capes podem ser agrupadas nas seguintes linhas de ação, cada qual desenvolvida por um conjunto estruturado de programas: 

·         Avaliação da pós-graduação stricto sensu

·         acesso e divulgação da produção científica; 

·         investimentos na formação de recursos de alto nível no país e exterior; 

·         promoção da cooperação científica internacional;

·         indução e fomento da formação inicial e continuada de professores para a educação básica nos formatos presencial e a distância.