EAD UEM 2

Somando 13 mil alunos formados, Núcleo desempenha papel importante na valorização da educação a distância

Com lei instituída em 2018 e buscando incentivar o uso de novas tecnologias no ensino,  27 de novembro é celebrado como o Dia Nacional da Educação a Distância. A Universidade Estadual de Maringá comemora a data destacando o NEAD, o Núcleo de Educação a Distância da instituição, que este ano completou dez anos.

O NEAD foi criado em meio a discussões sobre o papel da educação na formação humana e profissional e no direito de todos ao acesso a um curso superior, direito esse dificultado pelas distâncias e falta de condições de frequentar aulas presenciais.

Com aproximadamente 13.500 formados em cursos de graduação EaD, 4.650 em cursos de especialização EaD e 20.000 concluintes em cursos e eventos de extensão (promovidos exclusivamente pelo NEAD ou por meio de parceria), o Núcleo possui um papel estratégico na oferta de cursos a distância, usando da tecnologia para compartilhar o que é construído em toda UEM. Com polos de apoio espalhados em 27 cidades do Paraná oferece cursos de graduação e pós graduação lato sensu nas áreas de ciências biológicas, exatas e humanidades.

NEAD José Ricardo Penteado Falco 98659865

Para José Ricardo Penteado Falco (foto acima), atual diretor geral do NEAD, o Núcleo tem papel fundamental para a viabilidade dos cursos oferecidos e na capacitação dos agentes envolvidos no processo (alunos, professores, coordenadores, equipe técnica, entre outros). “O setor desempenha um papel fundamental, uma vez que planeja, coordena, organiza, desenvolve e acompanha as atividades pedagógicas e administrativas da modalidade de educação a distância da UEM", apontou o diretor.

Durante a pandemia do covid-19 e consequente necessidade do Ensino Remoto Emergencial (ERE), o NEAD teve um papel de destaque, sendo responsável por promover a capacitação de discentes e docentes, além de cursos e eventos.

Vestibular e parcerias - O diretor geral do NEAD explica que planeja formalizar novos convênios e parcerias, a fim de ampliar a oferta de cursos e vagas de graduação, pós-graduação e extensão. Com previsão de realização do vestibular EaD para o 1° semestre de 2023 com vagas para os cursos de graduação em Ciências Biológicas, Física, História, Letras, Pedagogia e Tecnologia em Gestão Pública, além de pós-graduação em Atendimento Educacional Especializado, Falco adianta uma novidade para 2024: a previsão de oferta de um novo curso de pós-graduação em Especialização em Educação Digital.

NEAD 13082008 2 site

Aquisição de novos equipamentos está entre as metas da nova diretoria

Com novas metas a serem atingidas, Falco contou que sob sua direção o NEAD deve não só promover a integração entre os alunos da EaD, por meio de encontros presenciais e on-line, mas também combater a evasão de estudantes matriculados. Além de possibilitar que setores e órgãos da UEM promovam a capacitação de servidores docentes e agentes universitários, disponibilizando suporte técnico do uso do ambiente virtual de aprendizagem e suporte na produção de material didático audiovisual. Falco fala ainda da necessidade de viabilizar a recuperação e a manutenção dos equipamentos existentes, bem como a aquisição de novos modelos “Outra meta é ampliar a estrutura física do NEAD”, finaliza o diretor geral.

A sede do NEAD, instalada no Bloco H-01, no câmpus sede em Maringá, com 342 m², conta com 2 estúdios de gravação, 1 laboratório de informática, 1 anfiteatro, 1 sala multidisciplinar e mais duas salas administrativas.

Acesse o site e conheça melhor a estrutura do Núcleo.

Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC).