maxresdefault site site

Oferta é de dez vagas para cada um dos cursos; prazo para inscrever-se vai até o dia 20 de dezembro

O Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento da Universidade Estadual de Maringá (PGM/UEM) abriu processo seletivo para a turma 2023 do mestrado e doutorado, com a oferta de dez vagas em cada um dos cursos. As inscrições devem ser efetuadas até o dia 20 de dezembro pelo sistema on-line disponível no website do PGM.

Os candidatos devem ser graduados em Engenharia Agronômica, Zootecnia, Ciências Biológicas ou Biotecnologia. Profissionais de áreas afins podem solicitar a inscrição em caráter condicional, sendo analisada, caso a caso, pela coordenação do PGM.

Aqueles que obtiverem a homologação da inscrição serão submetidos a um processo de seleção, comum aos cursos de mestrado e doutorado, composto por até três fases de avaliação: coeficiente de rendimento, avaliação do currículo e projeto de pesquisa, conforme estabelecido no edital do processo de seleção. Clique aqui para abrir o edital.

Os cursos têm a duração média de 24 meses, no caso do mestrado e de 48 meses para o doutorado. Vale destacar que o Programa recebe auxílio financeiro, a exemplo de bolsas de estudo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação Araucária, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), entre outras empresas públicas e privadas.

O início das aulas está previsto para o mês de março de 2023.

Sobre o PGM: O Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento é o único curso dessa especialidade na Região Sul do Brasil e, desde a primeira avaliação (2004-2006), vem sendo qualificado como programa de excelência pela Capes, com Conceito 5.

O corpo docente é constituído por doze docentes permanentes, todos portadores de título de doutor. 75% são bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq, destacando-se seis bolsistas produtividade CNPq Nível 1.

Os docentes atuam nas linhas de pesquisa em Genética Vegetal, Genética Quantitativa e Melhoramento Vegetal, Genética Molecular e de Microorganismos e Genética Animal.

Outras informações poderão ser obtidas pelo e-mail: sec-pgm@uem.br, ou pelo Fone (44) 3011-8984.