Mosquito dengue

Sistema Arboviroses atua na coleta de dados e publicação de relatórios para estratégia de combate a endemias

Os alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Universidade Estadual de Maringá (PCC/UEM) desenvolveram o Sistema Arboviroses com o objetivo de colaborar com o trabalho da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (SESA/PR) no combate às arboviroses, que são doenças causadas por vírus, como exemplo dengue, zika, chikungunya e febre amarela. 

A princípio o sistema será aplicado no controle de dengue. Para isso vai atuar em dois módulos: controle vetorial, que é a fase de coleta de dados, e dashoard da dengue, que é um painel desse levantamento.

O controle vetorial será feito por meio de um aplicativo, que será abastecido pelos os agentes de Controle de Endemias (ACE) e pelos os agentes Comunitários de Saúde (ACS) com os dados obtidos durante o trabalho em campo, desde a inspeção dos imóveis, controle laboratorial de amostras, gerenciamento dos casos de bloqueio, registro das aplicações do UBV (conhecido como fumacê), e o resumo das pesquisas. 

Essas informações serão enviadas para o dashoard da dengue, disponibilizado em uma página na internet. Com essa ferramenta os gestores e agentes públicos terão relatórios subdivididos por localidade e periodicidade capazes de auxiliar na detecção precoce e na tomada de decisões para conter surtos e epidemias. Além disso, esses dados também serão migrados para o Sistema do Programa Nacional de Controle da Dengue (SisPNCD), uma plataforma do governo federal.

Atualmente, os bancos de pesquisas são alimentados manualmente ou de forma semi-automatizada. Com os recursos oferecidos pelo Sistema Arboviroses o processo será otimizado e mais preciso. 

 

Parcerias

WhatsApp Image 2022 11 21 at 16.25.10 1

O Sistema Arboviroses é um trabalho de colaboração entre o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PCC/UEM), o Departamento de Estatística (DES/UEM), a Sesa/PR e o Centro Universitário Ingá (Uningá). O projeto e o protótipo foram desenvolvidos nos últimos três meses apresentados durante a cerimônia de encerramento da disciplina de Engenharia de Software, nesta terça-feira (22). 

Os alunos da Uningá estão a cargo de implementar o Controle Vetorial. Já os estudantes do PCC/UEM e de graduação em Ciência da Computação e de Informática da UEM, continuarão colaborando nesta iniciativa a partir de 2023, por meio de atividades de extensão, auxiliando na implementação do dashboard e propondo as melhorias necessárias para o desenvolvimento completo do sistema.