316112403 8835247879833460 8935985295216120231 n

Prêmio foi criado com intuito de valorizar ações de educação ambiental; dez iniciativas foram premiadas

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) venceu a primeira edição do Prêmio #EuSouParanapanema, com o projeto SOS Riachos. Depois de passar pela primeira fase, o projeto seguiu para votação pública, na qual conquistou o primeiro lugar na categoria instituições de ensino, modalidade capacitação e visita técnica.

Ao todo dez iniciativas de educação ambiental venceram essa primeira edição do prêmio, que visou reconhecer e valorizar as ações de educação ambiental desenvolvidas no âmbito da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema.

Os ganhadores foram anunciados em uma solenidade realizada em Londrina/PR, no dia 17 de novembro, com a presença do Superintendente de Regulação da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Marco Neves, e toda a diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema). A entidade é idealizadora e executora do Prêmio #EuSouParanapanema, iniciativa que dever ser realizada a cada dois anos.

SOS Riachos: Com uma equipe multidisciplinar e multi-institucional, o projeto SOS Riachos elaborou ações que ocorreram, principalmente, no ensino fundamental público, com a realização de jogos teatrais em 23 escolas. Além disso, foram realizadas mostras científicas em parques e igrejas, palestras, divulgação em mídias, artigos, cartilhas e outras ações que abrangeram diferentes públicos. Os impactos e a repercussão da iniciativa instigaram a criação de um projeto irmão no município de Campo Mourão, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná: Projeto Rio do Campo Limpo; e de um programa municipal pela Prefeitura de Maringá: Rio Limpo.

Clique aqui para conhecer todos os ganhadores.