Parques Tecnologicos do PR 1054 Reitor da UEM Leandro Vanalli0645

Conferência promove conexões que possam produzir ações de consolidação de parques tecnológicos do Paraná 

Veja mais fotos aqui

A abertura do 4° Encontro Estadual de Parques Tecnológicos do Paraná foi realizada na manhã desta terça-feira (22) no Parque do Japão, em Maringá. Serão dois dias de palestras e debates. O evento é organizado pelo Sebrae e realizado pelo Sistema Estadual de Parques Tecnológicos do Paraná (Separtec), com o apoio de instituições públicas e privadas, entre elas a Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Leandro Vanalli, reitor da UEM, compôs a mesa de autoridades convidadas para a abertura. Ele destacou a importância de conectar pessoas para promover o desenvolvimento tecnológico e levar mais qualidade de vida para a comunidade. "Pessoas são o motivo de tudo. Devemos sempre pensar em ações para melhorar a vida de todos. Pessoas produzem ativos através de pactos, ativos esses que produzem crescimento e desenvolvimento”, disse Vanalli no discurso de boas-vindas ao público. 

As palavras do reitor estão alinhadas com os objetivos do encontro que, segundo José Maurino Oliveira Martins, secretário executivo do Separtec, é de promover a conexão de pessoas para fortalecer a consolidação dos parques tecnológicos. “As parcerias foram fundamentais para a articulação de movimentações das 18 iniciativas de parques tecnológicos. Esse evento tem a característica de conectar pessoas, e a partir daí vamos chegar à inovação. O Separtec é um movimento construído por muitas pessoas”, destacou Maurino, que também agradeceu a presença de residentes do Programa de Residência Técnica em Gestão de Ambientes Promotores de Inovação (Restec Gapi) e de alunos de pós-graduação em Gestão de Ambientes Promotores de Inovação (Gapi). O curso é oferecido pela UEM e outras seis universidades estaduais do Paraná. É a primeira vez que os alunos participam da conferência. 

Aldo Nelson Bona, superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), declarou que o movimento de parques tecnológicos é importante e estratégico para o plano de inovação do governo para modernizar e transformar o Paraná no maior estado tecnológico do país. O objetivo é promover a digitalização total do poder público para melhor atender as demandas da comunidade paranaense. 

Ainda na abertura foram entregues placas em homenagem: ao farmacêutico e empresário Luiz Donaduzzi; ao superintendente da Seti, Aldo Nelson Bona; ao reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Fábio Hernandes; ao gerente da Unidade de Ambiente e Negócios Empresariais do Sebrae Paraná, Luiz Antonio Rolim de Moura; ao secretário de Fazenda, Renê de Oliveira Garcia Júnior; e ao secretário executivo do Separtec, José Maurino Oliveira Martins.

Na ocasião, Guarapuava foi anunciada como a próxima cidade a sediar o encontro de parques tecnológicos, que deverá ocorrer em 2023.