Leandro Vanalli, Ratinho Júnior e o prefeito de Maringá, Ulisses Maia (PSD), em Foz do Iguaçu

O reitor da Universidade Estadual de Maringá, Leandro Vanalli, representou a UEM no Governo 5.0 – Desenvolve Paraná, evento realizado nos dias 16, 17 e 18 de novembro, no hotel Rafain Palace & Convention, em Foz do Iguaçu, com o tema Sustentabilidade a Serviço da População.

O encontro reuniu prefeitos dos 399 municípios do Paraná, deputados, secretários e representantes do Governo do Estado, que participaram de discussões sobre cidades inteligentes, gestão pública, comunicação, desafios da política e também sobre o tema principal do encontro: sustentabilidade.

A programação contou com workshops, painéis e palestras com nomes conhecidos nacionalmente como o do filósofo, professor e escritor Leandro Karnal, que encerrou a programação do segundo dia do Governo 5.0, falando sobre sustentabilidade e estratégia e também da política como resposta aos desafios que a sociedade enfrenta.

karnal 04

Leandro Karnal encerrou a programação do segundo dia do evento

Demanda da UEM: Durante o encontro, o reitor foi apresentado ao governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) pelo prefeito de Maringá, Ulisses Maia (PSD) e, na oportunidade, apresentou pautas emergentes da UEM, entre elas a necessidade de recursos para a retomada das obras paralisadas, como o Centro de Eventos e a Casa dos Estudantes. Falou ainda sobre recursos financeiros e de pessoal para ampliação do atendimento no Restaurante Universitário e para implantação de políticas de permanência estudantil.

Leandro Vanalli também apresentou essas pautas nas conversas com várias autoridades políticas presentes no Governo 5.0. A exemplo do deputado Evandro Araújo (PSD), do secretário executivo do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), Wilson Quinteiro, e do prefeito de Maringá. Por sinal, Ulisses Maia se formou em Direito pela UEM, se apresenta como um defensor do ensino público, gratuito e de excelência e diz saber o valor da instituição para o desenvolvimento do município.

O Governo 5.0 foi organizado pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR), com apoio da Assembleia Legislativa do Paraná e Itaipu Binacional.