HU UEM 1522

Hospital apresentou 15 projetos que tiveram aprovação em todas as etapas do processo realizado na Acim

O Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) conquistou recentemente o Selo Prata dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Foram apresentados 15 projetos que tiveram aprovação em todas as etapas do processo de certificação, realizado pelo Instituto da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim).

Para participar, a Assessoria na Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde do HUM, apresentou os resultados dos últimos 12 meses e os impactos gerados pelos projetos nos âmbitos econômico, educacional, erradicação da pobreza, governamental e ambiental. A certificação é realizada em três etapas: treinamento, auditoria e premiação. Contou com a participação de 35 empresas, órgãos ou instituições que inscreveram 350 iniciativas. 

Entre os projetos apresentados pelo HUM estão os desenvolvidos no Banco de Leite Humano, o Ambulatório de Toxoplasmose Gestanional e Concênita, a Residência Multiprofissional, o Polo de Inovação e Tecnologia em Saúde, o Comitê de Gestão Ambiental, a geração de energia elétrica a partir do tratamento de resíduos sólidos de saúde (RSS), o Núcleo de Bioequivalência, entre outros. 

O HUM busca atender aos ODS no planejamento e execução das ações assistenciais e administrativas, bem como as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no hospital. Outras classificações são o Selo Ouro, para quem atende 17 metas, e o Selo Bronze, para quem atende entre duas e sete metas. A entrega da certificação acontecerá na próxima segunda-feira, dia 24, na sede da Acim.

 

Os Objetivos

No total são 17 objetivos e 169 metas que representam um plano de ação global firmado pelos 193 Estados membros da ONU, incluindo o Brasil, para erradicação da pobreza, promoção da educação de qualidade, proteção do meio ambiente, bem estar social e igualdade de gênero, entre os outros desafios. 

objetivos port