io

Alunos de cursos de saúde promoveram saúde e consciência moral na escola Pioneira Maria Conceição Ramos Alexandre

O projeto de intervenção de acadêmicos de cursos da saúde da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS) Parigot de Souza, promoveu, ontem (13), um evento cultural no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), Pioneira Maria Conceição Ramos Alexandre. O objetivo foi promover a saúde e consciência moral no âmbito escolar, com as crianças de 3 a 5 anos, por meio de rodas de conversas e com peça teatral.

O evento foi realizado graças a disciplina Atenção em Saúde, uma proposta interprofissional, desenvolvida pelos cursos de Biomedicina, Educação Física, Farmácia, Medicina, Odontologia e Psicologia na UEM, oportunizando ao estudante vivência no Sistema Único de Saúde (SUS), utilizando a problematização de situações em equipe no cotidiano destes futuros profissionais.

Os alunos contaram com a orientação das docentes do curso de Odontologia da UEM, Mitsue Fujimaki e Aline Akemi Mori, e da doutora Ermelinda Matsuura, cirurgiã-dentista da UBS Parigot de Souza. Os alunos fizeram, por meio de rodas de conversa com as crianças de 4 e 5 anos de idade, uma conscientização sobre a importância de cultivar hábitos saudáveis, como realizar atividades físicas, a higiene corporal e bucal e alimentação saudável. Além das instruções sobre como praticar a escovação corretamente, as 241 crianças do CMEI receberam escovas de dente cedidas pelo Projeto Sorrir com Saúde, do Departamento de Odontologia (DOD) da UEM, a fim de estimular o diálogo com a família e mudanças de costumes de higiene em casa.

Os estudantes também apresentaram uma peça teatral para crianças, com a finalidade de reforçar as consequências de não falar a verdade, por intermédio da fábula “A lição da Baratinha Lorena”. A professora Mitsue ressalta que os temas abordados pelos alunos nas rodas de conversa e na apresentação teatral surgiram a partir de uma reunião com a direção do CMEI, orientadora pedagógica, Edna da Silva Guedes, que apontou os principais problemas e desafios que a escola enfrentava, direcionando o planejamento das atividades propostas.

De acordo com a professora Mori, a metodologia problematizadora empregada na disciplina Atenção em Saúde aproxima os acadêmicos da realidade, buscando fazer intervenções que auxiliem na solução dos problemas vivenciados pela população.