2022 10 13 Reforma Urbana e direito a Cidade 3729

Efetuado pelo Núcleo Maringá do Observatório das Metrópoles, o evento aborda os desafios para o desenvolver da região

Teve início nesta quinta-feira (13), na Universidade Estadual de Maringá (UEM), o fórum Local "Reforma Urbana e Direito à Cidade" na Região Metropolitana de Maringá. O evento ocorre no auditório do Departamento de Direito Público (bloco D34), câmpus sede, com previsão de ser encerrado às 22h. O fórum pretende expor os temas abordados pelos diversos autores do livro que está sendo desenvolvido pelo Núcleo Maringá do Observatório das Metrópoles, no âmbito do projeto Reforma Urbana e Direito à Cidade. A obra, que pretende ser mais que reflexiva e analítica, foi elaborada para ser propositiva, apresentando e discutindo os desiquilíbrios inframunicipal detectados entre municípios da Região Metropolitana de Maringá. 

A "Reforma Urbana e Direito à cidade: desafios para o desenvolvimento da região metropolitana de Maringá", foi o título da mesa de abertura, com a participação dos coordenadores do Núcleo Maringá. Em seguida, ocorreu a mesa 1, intitulada "Direito à cidade e segregação socioespacial: abordagens sobre a região metropolitana", mediada pelo professor doutor em Direito Urbanístico, Antônio Rafael Marchezan Ferreira, para a discussão de quatro assuntos. O primeiro tema reuniu a pós-doutora em Geografia, Fabíola Castelo de Souza Cordovil, o professor doutor em Arquitetura e Urbanismo, Leonardo Cassimiro Barbosa, e a doutora em Planejamento Urbano e Regional, Jeanne Versari. Eles debateram o tópico "Segregação socioespacial na região metropolitana de Maringá: antigos padrões e novas roupagens". 

A discussão sobre "A implementação da Assistência Técnica em Habilitação de Interesse Social (ATHIS) em Maringá" teve a participação do professor doutor do Departamento de Direito Privado e Processual (DPP) da UEM, Antônio Rafael Marchezan Ferreira; da arquiteta e urbanista, Geovana Luchetti de Camargo; e da mestre em Arquitetura e Urbanismo, Jeanne Versari.

A próxima discussão foi a respeito do tema "O direito à cidade e o andamento dos planos diretores de Maringá e região metropolitana", pela graduada em Direito, Ingrid Spagnol Pereira, e a pós-doutorada em Ciências Sociais, Celene Tonella.

O tema "Ajustes regulatórios e projetos pró-mercado", com a participação do doutor em Geografia, Ricardo Luiz Tows, encerrou a manhã de debates. Para o períodos da tarde e da noite estavam previstas mais três mesas de discussões sobre os temas abordados no livro. 

O certificado de participação será entregue ao final do evento.

Veja a programação completa aqui.