e42a4412fe64

Competição ocorreu no Egito e foi o primeiro passo para que a modalidade possa ser incluída nas Paralimpíadas

Quatro atletas do projeto de extensão da Proafa, desenvolvido pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), foram campeões mundiais no 1º Campeonato Mundial de Handebol em Cadeira de Rodas, disputado no último final de semana, em Cairo, no Egito. Os atletas são da equipe Kings Maringá e treinam de segunda à sexta-feira no Ginásio M-7, câmpus sede da UEM.

Eles foram convocados com mais outros seis atletas brasileiros para compor a seleção nacional. O maringaense Guilherme Lourenço foi eleito o jogador mais valioso e o segundo pontuador com 36 pontos na competição. Além dele, disputaram o campeonato os paratletas Marcelo Augusto da Silva Amaral, Anderson Carlos Silva Ferreira e Jordean Pereira Rodrigues, também da cidade.

Organizado pela Federação Internacional de Handebol (IHF), o mundial reuniu seis equipes. Além do Brasil, participaram do campeonato seleções da Holanda, Eslovênia, Chile, Índia e Egito. A competição foi o primeiro passo para que a modalidade possa ser incluída nas Paralimpíadas. 

O Kings Maringá é uma das 34 entidades conveniadas ao município. As associações recebem incentivo da Prefeitura para treinamentos e auxílios no pagamento de viagens, equipamentos esportivos e outras atividades.