Feira de Economia Solidária site site

Evento previsto para terça-feira (13) no Quiosque F-05, no câmpus sede da UEM, com expectativa de grande público

A Feira de Economia Solidária da Universidade Estadual de Maringá (UEM) se une ao Palco Livre pela segunda vez. A primeira se deu há duas semanas, no último dia 30.  A expectativa dos organizadores com a parceria é aumentar a visibilidade e unir a arte com a ocupação do espaço do câmpus, com o objetivo de incentivar mais pessoas a participar e conhecer a Feira e o movimento social da economia solidária. A exposição é realizada às terças-feiras no Quiosque F-05, próximo ao Bloco F-67.

Os artistas Luciano Blues, Cássio Albernaz e Mariê, serão as atrações do Palco Livre a partir das 11h30. Já a Feira ficará aberta ao público geral das 9h às 17h. Além das apresentações artísticas os visitantes poderão fazer troca de livros, aproveitar a culinária artesanal e vegana, brechó, agricultura familiar, artesanatos e arte em geral. 

“Todos os produtos são decorrentes de Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) e produzidos nos moldes da Economia Solidária, valorizando  o comércio justo, o cuidado com o meio ambiente, a diversidade e autogestão nos processos de trabalho, ou seja, uma forma de economia diferente” conta Amanda Cavalin, psicóloga do projeto Quitutes e Belezuras, realizador da Feira.

 

História

A Feira de Economia Solidária faz parte do projeto de extensão Quitutes e Belezuras que surgiu em maio de 2017, vinculado à Incubadora/ Núcleo Unitrabalho-UEM. A primeira edição da Feira foi realizada em dezembro de 2017. “O objetivo é possibilitar que os empreendimentos econômicos solidários escoem suas produções, por meio do comércio justo” acrescenta Cavalin.  

A atividade ficou suspensa durante a pandemia do coronavírus. A exposição foi retomada este ano e é realizada semanalmente no câmpus sede em Maringá.  

 

Palco Livre: O Palco Livre integra a Política de Apoio e Permanência Estudantil (PAE/UEM). É um espaço para promover a integração da comunidade acadêmica com a arte, cultura, política e educação ambiental. E também proporcionar um momento de descontração entre os estudantes que são incentivados a apresentar seus talentos. O trabalho passou a ser desenvolvido após uma pesquisa mostrar que 76% dos universitários da UEM apresentavam quadro de ansiedade, 75% dos entrevistados têm até 22 anos de idade. 

  

Serviço

Parceria Projeto Quitutes e Belezuras e Palco Livre

Data: 13/09/2022

Horário: 9h a 17h

Local: Quiosque F-05, próximo ao Bloco F-67