UEM 1 Scopus 2022Set13

Atividades gratuitas começam dia 13, no Portal de Periódicos que reúne o melhor da produção científica internacional

A Biblioteca Central da Universidade Estadual de Maringá (BCE/UEM) vai promover, em setembro, em parceria com a Editora Elsevier, uma série de treinamentos em bases de dados no Portal de Periódicos Capes/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

O horário para todas as sessões será às 10h. Cada sessão terá duração padrão de 60 minuntos e serão apresentadas por meio do serviço Zoom, sendo que para cada uma será oferecido ao participante certificado e material de apoio.

Veja o cronograma:

13/set - Scopus - Um mundo de informações científicas ao seu alcance.

15/set - ScienceDirect - Empodere sua pesquisa com ScienceDirect.

20/set - Compendex - Revise e acompanhe a produção científica mundial em Tecnologia e Engenharia.

22/set - Embase - Conheça Embase, sua aliada na busca de literatura biomédica e da saúde.

27/set - O processo de Revisão de Literatura (Compendex).

29/set - Recursos de Informação - como escolher e tirar proveito em atividades acadêmicas e pesquisa (todas as soluções).

O Portal: Cabe esclarecer que o Portal de Periódicos da Capes é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza o melhor da produção científica internacional para as instituições de ensino e pesquisa no Brasil. Além das bases de dados assinadas pela Capes, um órgão do Ministério da Educação (Capes), o Portal de Periódicos também disponibiliza conteúdo científico de acesso livre. Este conteúdo inclui bases nacionais e internacionais gratuitas de alta qualidade, selecionadas pela equipe do Portal. As bases de dados são compreendidas como fontes de informação eletrônicas, pesquisáveis de modo interativo ou conversacional por meio de um computador.

A BCE

A Biblioteca Central da UEM, criada em 1974, é ligada administrativamente à Pró-Reitoria de Ensino e, assim como as bibliotecas setoriais e seccionais, têm por finalidade apoiar os Centros e demais órgãos em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Com mais de 4 mil m2 de área, é a maior biblioteca universitária do Paraná em espaço físico. Por intermédio dos setores administrativos e da equipe técnica, desenvolve diversos serviços aos usuários e comunidade em geral, como orientação quanto ao uso e normas da biblioteca; empréstimos domiciliares, devolução e renovação para a comunidade acadêmica da UEM; elaboração de levantamentos bibliográficos no Portal da Capes e outras Bases de Dados Bibliográficos, assim como o treinamento para a sua utilização; exposições permanentes das obras recém adquiridas; preservação e restauração da coleção geral; além de outros.

Desde 2015, conta com cinco salas de estudo construídas para atender as atividades de preceptorias do Programa de Integração Estudantil (Prointe) da UEM. Este programa, com atividades de ensino, extensão e serviço, oferece suporte acadêmico aos estudantes.