2022 08 24 Congresso Internacional Biologia CIBCM 9127

Evento de caráter internacional marcou os 35 anos do Programa de Pós-Graduação; foram cerca de 200 participantes

Galeria de fotos

Com cerca de 200 participantes, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Maringá (PBC/UEM) realizou o 1º Congresso Internacional de Biologia Celular e Molecular que, nesta edição, teve como tema “Ciência e inovação tecnológica na pandemia”, com palestras e minicursos relacionados ao Sars-CoV-2 e à covid-19.

Realizado entre os dias 21 e 24 de agosto, o congresso marcou as comemorações dos 35 anos de criação do PBC - o primeiro Programa Stricto Sensu da UEM – com homenagens aos docentes e discentes pioneiros do Programa.

Uma das homenagens foi feita à professora Maria Suely Pagliarini (in memoriam), que orientou a primeira tese do Programa. Na ocasião ela foi representada pela sua filha Sarah Pagliarini e Silva. A professora Jorgete Constantin também foi homenageada pela defesa da primeira dissertação, tendo sido representada pelo professor Rodrigo Polimeni Constantin. A professora Creuci Maria Caetano, representada pela sobrinha Suellen Maldaner Caetano, recebeu a honraria pela defesa da primeira tese do PBC. A última homenageada foi a professora Maria Aparecida Fernandez, representando os ex-coordenadores do Programa.

No encerramento, foram entregues certificados e brindes aos melhores trabalhos das áreas de Biologia Celular, Biologia Molecular e Bioquímica, tanto da apresentação oral quanto na forma de pôster. Confira os premiados:

Trabalhos apresentados na forma de pôster (foram 60 no total)

Premiados:

1- Biologia Celular: Título: Efeitos do goji berry (Lycium barbarum) sobre a morfometria e inervação intrínseca do colo proximal de ratos Wistar obesos. Autores: Samara Cristina Dossena, Isabela Ramos Mariano Furlan, Maria Montserrat Diaz Pedrosa, Rosângela Fernandes Garcia, Fernando Carlos de Sousa, Maria Raquel Marçal Natali.

2- Biologia Molecular: Título: Análise da ligação de ATP e ADP no domínio AR da enzima GlnE de Herbaspirillum seropedicae. Autores: Eduardo Sabatine Lopes, Larissa Fonseca Tomazini, Marco Aurelio Schüler de Oliveira.

3- Bioquímica: Título: In silico prospection of o-acetylserine (thiol) liase inhibitors. Autores: Ana Paula Boromelo, Luana de Oliveira Cardoso, Marcela de Paiva Foletto-Felipe, Rogério Marchiosi, Osvaldo Ferrarese Filho, Paulo Sérgio Alves Bueno, Erika Wakida, Wanderley Dantas dos Santos.

Trabalhos apresentados na forma oral (18 no total)

Premiados:

1- Biologia Celular: Título: Isoxazole 35-a causes oxidative stress in intracellular amastigotes of Leishmania amazonenses. Autores: Amanda Beatriz Kawano Bakoshi, Rayanne Regina Beltrame Machado, Samara Mendes de Souza Melo, Fernanda Andreia Rosa, Tania Ueda Nakamura, Celso Vataru Nakamura, Danielle Lazarin Bidóia.

2- Biologia Molecular: Título: Identificação de proteínas de Herbaspirillum seropedicae que interagem com a proteína GlnB através de espectrometria de massas. Autores: Larissa Fonseca Tomazini, Eduardo Sabatine Lopes, Josielle Abrahão de Souza, Rogério Marchiosi, Marco Aurélio Schuler de Oliveira.

3- Bioquímica: Effect of vitamin D3 supplementation in obese animals obtained through hypercaloric diet. Autores: Maiara Mikuska Cordeiro, Gustavo Henrique de Souza, Evellyn Silva Moreira, Sabrina Rodrigues Vichetti, Dionízia Xavier Scomparin, Jurandir Fernando Comar.