2022 08 18 Visita Canadenses PFF 9053Eles estão na universidade por conta do Programa Paraná Fala Francês e cumprem uma ampla agenda de compromissos

Galeria de fotos

Os professores Carey Nelson, diretor do departamento de Idiomas da Faculdade de Comunicação da Université du Québec em Montréal (UQàM), e Annie Desaulniers, professora de línguas da mesma instituição, visitam a Universidade Estadual de Maringá (UEM), nesta quinta-feira (18), cumprindo uma série de atividades durante todo o dia. O primeiro compromisso foi no Gabinete da Reitoria, onde eles foram recebidos pelo reitor Julio Damasceno no início da manhã.

A visita dos dois professores está relacionada ao Programa Paraná Fala Francês (PFF) que visa apoiar o processo de internacionalização das Universidades Estaduais do Paraná, com foco no desenvolvimento científico e tecnológico. Assim como vieram à UEM, eles passarão por outras universidades do Estado com a mesma pauta.

2022 08 18 Visita Canadenses PFF 9043

Renato Leão Rego, assessor do ECI, e Wagner Vonder Belinato, professor do Departamento de Letras e do PFF, que aparecem de costas na foto acima, acompanharam a visita

Em conversa com o reitor da UEM, Carey Nelson comentou sobre a importância do Programa, destacando a promoção do intercâmbio acadêmico e científico. Ele também falou sobre a proximidade entre as duas instituições, ambas públicas, e a similaridade entre as regiões, considerando ainda a proximidade da Universidade de Québec com a língua inglesa e da UEM com a língua espanhola.

Paraná Fala Francês - O PFF contempla qualificação no idioma Francês para toda a comunidade acadêmica, com a oferta de cursos gratuitos, favorecendo estudantes de graduação e pós-graduação, além de professores e agentes universitários.

O intuito é que esses públicos possam participar de programas de mobilidade internacional, além de auxiliar a formação de professores de diversas áreas do conhecimento, para oferta de disciplinas em língua inglesa e francesa.

A gestão do Programa é realizada por um Comitê Gestor, composto por uma Coordenação Estadual e por representantes das Coordenações Institucionais, nas universidades, e da Unidade Gestora do Fundo Paraná (UGF).

Agenda – A programação dos dois professores na UEM inclui o acompanhamento de aula de conversação no PFF, às 15h, no Bloco H-12, sala 4. Além de uma palestra com o tema Quebec Language and Culture - La langue et la culture québécoise (Língua e cultura de Quebec, em traduação livre). A conferência inicia às 19h30, no Auditório Walter Pelegrini, Bloco G-34, 1º andar, e será destinada também aos alunos dos cursos de Letras-Francês e Secretariado Executivo Trilíngue.

Acompanharam a vista no Gabinete da Reitoria o assessor do Escritório de Cooperação Internacional, Renato Leão Rego, e o professor do Departamento de Letras e do PFF, Wagner Vonder Belinato.