Campanha ContrAbuso

Uma professora da UnB e outra da UGRS irão discutir a temática e falar de propostas de acolhimento e enfrentamento

A violência sexual no ambiente universitário será tema de debate, no dia 5 de agosto, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), em um evento promovido pelo Projeto ContrAbuso, sob a coordenação das professoras Isadora Vier Machado, do Departamento de Direito Público (DDP), e Carolina Laurenti, do Departamento de Psicologia (DPI), da UEM.

O evento, destinado à comunidade acadêmica e externa, tem o objetivo de discutir a temática da violência sexual no contexto universitário, examinando suas diversas expressões e efeitos, além de apresentar propostas de acolhimento e enfrentamento. No encontro, serão divulgados os principais produtos desenvolvidos no projeto, com a participação de pesquisadoras especialistas no tema, oriundas de outras universidades públicas do Brasil. 

Às 9h30, a professora Valeska Zanello, da Universidade de Brasília (UnB), irá proferir a palestra "Assédio sexual de professores (homens) universitários em relação a alunas: uma leitura gendrada das emoções e comportamentos implicados e seus impactos na saúde mental". 

Às 14h, a professora Fabiene Gama, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), vai ministrar a palestra "Algumas reflexões para o enfrentamento de violências de gênero em universidades brasileiras”.

Além das duas palestras, será organizada, às 16h15, a mesa de encerramento “ContrAbuso, dados e análise sobre a Universidade Estadual de Maringá”, reunindo Nathália Ronchi, graduanda do curso de Direito Público; Mariana Basso, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPPI); e Letícia Lima e Wesley Pagel, graduandos do curso de Psicologia. Os quatro integrantes da mesa são da UEM.

O evento “ContraAbuso: Violência Sexual nas Universidades em Debate” é gratuito e será realizado no auditório do Bloco C-34, câmpus sede da UEM, das 8h às 18h. Haverá emissão de certificados pela Diretoria de Extensão (DEX) para quem cumprir, no mínimo, 75% das atividades da programação. O controle de participação será aferido com base na assinatura das listas de presença, que serão disponibilizadas após cada palestra/mesa de debate.

As vagas são limitadas ao número de assentos disponíveis no auditório. Para obter outras informações sobre a inscrição e a programação completa do evento, acesse o endereço eletrônico ou aponte a câmera do seu celular para QR Code do cartaz do evento.

/Evento ContrAbuso

 

O que é o ContrAbuso

O ContrAbuso é um projeto de pesquisa financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), no âmbito de um Edital Universal lançado em 2018. Surgiu a partir do encontro das professoras Carolina Laurenti e Isadora Vier, que, ao dividirem inquietações e reflexões sobre os vários casos de assédio sexual no ambiente universitário noticiados na época, pensaram em ações e articulações interdisciplinares que precisavam ser construídas e fortalecidas.

O projeto foi concebido com o objetivo geral de construir uma equipe científica para desenvolver estratégias de identificação e enfrentamento da violência sexual no contexto universitário. Isso compreendia a prática do “trote”, das festas universitárias, a rotina em sala de aula e em grupos de pesquisas, e ainda as reuniões de orientação.

Em paralelo, as professoras idealizaram algo que pudesse ser elaborado como resultado da pesquisa a longo prazo. Então foi criado, como ferramenta de pesquisa e intervenção, no formato de uma plataforma on-line, o site “ContrAbuso”, com a ideia de oferecer subsídio à comunidade acadêmica para a identificação e enfrentamento das diferentes expressões da violência de gênero na UEM, especialmente as práticas de assédio sexual.