Valéria Bechara 1

Evento integra o Ciclo de Estudos de Arquitetura e Urbanismo; Valéria Bechara Elias (foto) é a palestrante convidada

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) recebeu, ontem (19), a arquiteta e urbanista Valéria Figueiredo Bechara Elias, que ministrou a palestra: Cidades para um Mundo Melhor, dentro da programação do 10° Ciclo de Estudos de Arquitetura e Urbanismo, evento que iniciou na segunda e segue até sexta-feira. A palestra foi realizada no auditório da Biblioteca Central.

Primeira arquiteta a receber o prêmio Enedina Alves Marques, que homenageia profissionais que se destacam nas áreas de Engenharia, Arquitetura, Agronomia e Geociências, a palestrante trabalhou na Jaime Lerner Planejamento Urbano, onde colaborou no desenvolvimento de planos e estratégias urbanas para o setor público e privado. Também atuou como consultora técnica para a Prefeitura Municipal de Curitiba e para o Governo do Estado do Paraná. Atualmente, lidera equipes e projetos nas áreas de desenvolvimento estratégico e sustentável, requalificação de áreas históricas e recuperação urbana. Suas principais atuações envolvem projetos de patrimônio histórico e natural, habitação social e projetos de qualificação de áreas públicas.

Módulos urbanos - Durante os três últimos dias de Ciclo estão programadas os Módulos Urbanos, que serão realizados sempre em dois horários: às 9h e às 14h. O local do encontro será a Praça de Convivência de Arquitetura e Urbanismo, no câmpus sede da UEM.

Serão oficinas coordenadas pela professora Tânia Verri e que nesta edição têm como tema: “Espaços livres, arte e arquitetura”. A atividade privilegia, entre toda comunidade de alunos de arquitetura, as três turmas de calouros, as de 2020, 2021 e os de 2022, que se inseriram no ambiente universitário em meio à pandemia e tiveram atividades de forma remota.

Como proposta de valorização das áreas livres e abertas, as oficinas serão desenvolvidas com peças de madeira, parafusos e cordas náuticas. Será oferecida, aos mais de cem alunos inscritos, uma quantidade de material e a possibilidade criativa, a partir de imensa liberdade de composição, sob a supervisão dos professores Roberto Novelli Fialho, docente da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP-SP) e Valéria de Cássia Santos Fialho (coordenadora pedagógica do curso de arquitetura do Senac-SP).

Outras informações: pelo Instagram.

Reportagem atualizada em 20/07/2022 às 9h33.