2022 07 15 Colação de Grau Cianorte 0781

Colação de grau foi para os formandos dos quatro cursos que a UEM oferta no Câmpus Regional de Cianorte

Galeria de fotos da solenidade

O Cianorte Clube foi palco da última solenidade de colação de grau conjunta da turma de 2021 da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que teve como paraninfa a professora do curso de Design, Anelise Guadagnin Dalberto. Na cerimônia, realizada na sexta-feira (15) à noite, foram entregues 81 certificados aos formandos de quatro graduações ofertadas no Câmpus Regional de Cianorte: Ciências Contábeis, Design, Moda, e Pedagogia. Com esses neograduados, já são 79.613 profissionais formados pelo UEM ao longo de quase 53 anos de história da instituição.

Durante a cerimônia foram entregues duas láureas acadêmicas. Uma para Susan Yukari Matubara, do curso de Ciências Contábeis, e outra para Gabriel Salmazo de Souza, do curso de Pedagogia.

2022 07 15 Colação de Grau Cianorte 0772

Laureados da noite posam ao lado da paraninfa e do reitor

A solenidade foi presidida pelo reitor Julio César Damasceno, que dividiu a tribuna com o chefe de Gabinete da Reitoria, Alessandro Santos da Rocha, que foi diretor do Câmpus de Cianorte por quatro anos e trilhou uma história que carrega com orgulho, segundo ele mesmo disse.

Aos formandos, Rocha destacou que o diploma da UEM poderá abrir muitas portas. “É um cartão de visitas de peso”, afirmou, lembrando que eles foram bem preparados e que podem considerar-se vitoriosos pela conquista.

O reitor frisou que além de uma formação acadêmica de qualidade, a UEM se preocupa em “formar cidadãos e cidadãs capazes de pensar criticamente, de lutar contra injustiças e de pavimentar um caminho sustentável para as futuras gerações”.

2022 07 15 Colação de Grau Cianorte 0603

Chefe de Gabinete foi diretor do Câmpus de Cianorte por quatro anos

Falou sobre os dois anos de pandemia, quando a UEM foi obrigada a se reinventar e que aqueles jovens fizeram a diferença nesta história. Destacou ainda que os quatro cursos ofertados no câmpus são classificados com níveis de excelência. “Hoje a UEM está mais grandiosa graças ao esforço de vocês. Nosso desafio institucional é fazer a universidade crescer em Cianorte e em cada câmpus onde está instalada”, declarou.

2022 07 15 Colação de Grau Cianorte 0694

Julio Damasceno: preocupação em formar cidadãos

Orador e paraninfa - Roan Cristian da Silva Pereira, formando do curso de Design e orador da turma, fez um breve retrospecto de fatos vivenciados no dia a dia do câmpus, nos laboratórios e nas salas de aula. Segundo ele, foram dias de lutas e de glórias e após quatro anos passados é possível ver o quanto foram fortes e se desenvolveram. Ainda mais durante a pandemia, que impôs um desafio ainda maior. Finalizou o discurso agradecendo os pais e dividindo com eles a conquista.

2022 07 15 Colação de Grau Cianorte 0542

Roan Cristian da Silva Pereira, orador de turma: "foram dias de lutas e de glórias"

A professora Anelise Dalberto, paraninfa da noite, disse que o convite foi inesperado e serviu como um renovador de energia. Na sua fala, usou a metáfora de uma viagem aérea, comparando o diploma a um ticket de embarque e a atuação profissional como o percurso escolhido. “Façam o que gostam para tornar a viagem prazerosa”, aconselhou.

2022 07 15 Colação de Grau Cianorte 0724

Anelise Dalberto diz que a educação no Brasil pede socorro

Lembrando que os neograduados são frutos da educação pública, chamou-os para defender essa bandeira. Trazendo números recentes levantados pelo Pisa, o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, disse que nossa educação pede socorro. O estudo aponta que estudantes brasileiros em fase de conclusão do ensino fundamental não têm domínio satisfatório em leitura, matemática e ciências. “Vocês ocuparão cargos de liderança e terão a chance de mudar isso”, disse. “Voem alto e honrem o nome da UEM na profissão que escolheram”, finalizou.

A solenidade contou com a presença de autoridades acadêmicas e políticas e representantes de entidades da sociedade local e regional.

2022 07 15 Colação de Grau Cianorte 0515

Wesley Flach Alvares, presta juramento em nome dos colegas