DACESE

Contagem ocorrerá um dia após a votação no 1º turno e também no dia seguinte ao 2º turno, se houver

Conhecido por Dacese, o Diretório Acadêmico do Centro de Estudos Socioeconômicos, Bloco 125, no câmpus sede, será o local de apuração de votos da eleição para a Reitoria da Universidade Estadual de Maringá (UEM), gestão 2022 a 2026.

A designação do anfiteatro se deu por meio de portaria assinada pelo reitor Julio César Damasceno, que, no mesmo documento estipulou o dia 17 de agosto como data de apuração da votação em 1º turno (com eleição marcada para 16 de agosto)  e, se for necessário, 30 de agosto para 2º turno (que a votação ocorrerá em 30 de agosto). Em ambas as datas, a apuração terá início às 14h até a proclamação do resultado.

Lembrando que na segunda-feira (4), a Comissão Eleitoral vai publicar a homologação das chapas que concorrerão ao pleito, além de divulgar a lista definitiva com os nomes de quem vai votar (colégio eleitoral), entre professores, agentes universitários e estudantes.

Emblemático

O Dacese foi construído a partir da mobilização de líderes estudantis ligados ao Diretório Acadêmico Roberto Simonsen (Darsi), na gestão 1974-1975.

É um local emblemático devido ao fato do auditório, surgido na década de 1970, ter sido, além de palco de eventos científicos, também cenário de manifestações políticas, principalmente assembleias universitárias de movimentos grevistas.

Ao longo do tempo, com a ampliação das obras no câmpus, o anfiteatro passou a ser usado com menos frequência e de 1999 a 2007 ficou interditado. Revitalizado em 2009, o Dacese é vinculado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CSA).